Se engana quem acredita que ter uma marca para seu produto ou serviço não passa de uma logomarca bonita, feita por um bom designer. O significado das marcas é definido pelos interlocutores e ajudam as empresas a encontrarem seus lugares no mundo. Nos ultimos 50 anos vem acontecendo uma evolução conceitual sobre o que é marca. E é por isso que hoje, trazemos 3 coisas que você deveria saber sobre marca.

1. MARCA É UM CONJUNTO DE SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES;

Quem dá significado à marca são os consumidores, eles são os donos da marca e através de suas experiências, desejos, sentimentos e percepções criam o valor que ela possui, podendo até ser única na vida das pessoas se tornando aquilo de mais valia dentro de uma empresa.

Por se tratar dos sentimentos e percepções do consumidor, a marca é um bem intangível por natureza e o produto acaba assumindo o papel de suvenir diante das emoções que ela faz emergir.

2. AS MARCAS DEVEM TER RAÍZES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES;

O sucesso de uma marca deve vir de dentro para fora. Ou seja, o primeiro a se encantar e ter uma percepção positiva do seu produto ou serviço deve ser o colaborador.

Para isso deve-se contar com a ajuda do RH para que a política da sua gestão de marca se dissemine. Uma vez que a marca se torna o maior ativo da empresa entre seus funcionários, eles terão orgulho de fazer parte da equipe e se tornarão seu maior aliado, contribuindo para o sucesso fora da organização.

3. INVESTIR EM MARCA NÃO É DESPESA!

Cuidar da sua marca gera valor e reputação para sua empresa, com maior prestígio a performance financeira melhora ou se recupera mais rapidamente de crises.

Fonte: Infinite Comunicação