A necessidade faz o sapo pular.

Este ditado, de origem portuguesa, cabe bem na realidade atual do Brasil.

Os brasileiros têm fama de serem muito empreendedores. Na verdade o Brasil possui muitos empresários que, por necessidade, montaram uma empresa e que deu certo. Mas para cada empresa que sobreviveu aos cinco primeiros anos existe um outro número, enorme, de empresas que sucumbiram, isto é, que não deram certo.

Hoje estamos vivendo uma crise sem precedentes. Muitas pessoas estão perdendo o emprego e, por necessidade, estão indo à luta. Apesar de tudo, por todo lado se vê pessoas vendendo chocolate, fazendo bolos, lavando carros, cortando cabelo e por aí vai. A maioria delas, porém, tem apenas o mínimo de conhecimento, informação e capacitação sobre o assunto e sobre o negócio em que estão se envolvendo.

Hoje o mercado é muito seletivo. E está potencializado por conta da crise. Assim, não dá mais para tentar, para ver no que vai dar.

Qualquer pessoa que, mesmo por necessidade, queira se inserir no mundo dos negócios terá que fazê-lo da melhor maneira possível, com o maior nível possível de profissionalismo.

E para isso é extremamente importante, ou melhor, é de vital importância que a pessoa que irá começar um negócio o faça pautada em informações e conhecimento. Aí pode ser que você esteja se perguntando: então a pessoa está desempregada, quase sem dinheiro e mesmo assim terá que estudar?

A resposta é sim!

Isso mesmo e exatamente por isso, por estar sem trabalho e com pouco dinheiro que ela deverá correr menos risco possível. É como um caçador que possui apenas uma flecha e muita fome: se acertar terá a barriga cheia; se errar, game over!

Então, se você pretende entrar para o mundo dos negócios, prepare-se. Estude, se informe, se atualize. Entidade como a CDL, serviços como o Sebrae, Sesc e Senac estão prontos para lhe ajudar além de vários cursos on line, muitos deles gratuitos.

Porque se a sua necessidade está lhe fazendo pular é melhor que este pulo seja determinado e certeiro!

Fulvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br