Nesta semana o Sudeste foi surpreendido com grande queda nas temperaturas. O frio chegou e mudou o cenário das cidades.

Estive em três cidades nestes dias frios e em todas elas visitei áreas comercias e, para a minha surpresa, vi várias vitrines "de verão".

No meio do varejo é comum usarmos a frase que diz que "a vitrine é o primeiro vendedor da loja". Assim sendo, a vitrine, assim como os demais vendedores, deve ser bonita, iluminada, moderna, atual e dinâmica.

O dinamismo aqui citado significa constantes atualizações. Se a época é Dia das Mães a vitrine obrigatoriamente precisa seguir o tema, se é namorados, idem. Independentemente do ramo a vitrine precisa acompanhar os fatos; e mais, precisa lançar moda, precisa se adiantar e criar um clima.

Se a loja for de confecções mais ainda! Toda empresa do segmento deve estar diariamente antenada para adaptar-se ao contexto, isto equivale dizer, se o clima mudou, mude a vitrine! Imediatamente!

Melhor ainda se o lojista conseguir se adiantar e, ao menor sinal ou aviso das mudanças, mudar o layout das vitrines da sua loja. Não perca este time, esteja atento. Posso garantir que esta percepção dos fatos, em tempo real (ou adiantado) traz novos negócios.

Nos grandes parques da Disney por exemplo, basta o tempo dar sinais de mudança que, "do nada", surgem capas e guarda-chuvas em todas as lojas para serem vendidos.

Em terras locais, nos centros comerciais a história é a mesma: ambulantes surgem com os produtos daquele tempo, específicos para

aquele momento. Antes de ser oportunismo isto é visão e percepção de mercado. A propósito, você está atento?

Fúlvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista. www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.