Um termo que vem tomando conta das publicidades em todos os canais nos últimos dias é Black Friday.

Esta expressão tem origem nos Estados Unidos e se refere ao dia seguinte ao Dia de Ação de Graças que é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro. Por várias razões a sexta-feira recebeu este apelido.

No século passado comércio de lá começou a fazer grandes promoções com o intuito de "limpar o estoque" para a chegada de novos produtos para o Natal. Preços baixos em produtos antigos e em produtos sem variedade de modelo e de numeração.

Como o dia, a sexta-feira, estava entre um feriado e o final de semana era comum muitas e muitas pessoas não trabalharem, isto facilitou com que essas pessoas fossem às compras.

Tempos depois o mercado virtual abraçou esta promoção que a disseminou mundo afora.

Black Friday é uma promoção para a última sexta-feira do mês. Como alguns brasileiros são muito criativos por aqui já temos até Black Week. A promoção de um dia já virou de uma semana.

Para quem compra vale a pena. Mas pesquise antes; cuidado com a bleque fraude; empresas que sobem os preços antes para, na promoção, darem um grande desconto.

Para quem faz a promoção, cuidado para para não banalizar, para não esfriar o mercado e para não comprometer o Natal da sua empresa.

De qualquer modo desejo que sejamos gratos dentro da crença de cada um e que possamos fazer boas compras, com descontos realmente interessantes.

Fúlvio Ferreira – presidente da CDL Uberaba

Palestrante, empresário e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.