É... mais um Carnaval.

Pouco mais de um mês atrás estávamos comemorando o Natal e o Ano Novo. Festas, bebidas, comidas, presentes e excessos.

E agora, para aliviar as pressões, temos o Carnaval.

A festa chamada Carnaval, que não é citada na Bíblia, tem origem pagã e acontece nos três dias que antecedem a quaresma. Traduz-se por festa popular que é caracterizada pela liberdade de expressão.

No Brasil o Carnaval ganhou contornos especiais como os desfiles luxuosos das Escolas de Samba no Rio de Janeiro, dos bailes suntuosos de outrora, do frevo de Pernambuco, das marchinhas imortalizadas no século XX, dos Trios Elétricos da Bahia entre outros.

É fato porém que a festa perdeu um pouco de força. As famílias aos poucos foram se afastando do Carnaval à medida que os abusos passaram a ocorrer. Atualmente uma pequena parcela da sociedade frequenta as festas promovidas pelos municípios não citados anteriormente mas, que ainda recebem vultosos incentivos financeiros das administrações públicas. As pessoas, em geral, aproveitam o período de Carnaval para descansar e viajar.

Vale lembrar que Carnaval não foi e nem é feriado; salvo raras situações municipais. Todavia, neste ano, teremos muitas costuras políticas. Isso porque o Governo Federal insiste em levar em votação a Reforma da Previdência. Notícias de bastidores dão conta de uma possível votação no próximo dia 19. Com isso a semana de Carnaval, que para nós será de folia, para membros da Corte será de conchavos e de negociatas; atenção!

Mas, já que é Carnaval eu desejo bom período.

Se você é de folia, aproveite!

Se você é do bloco dos que ficam em casa, bom descanso!

E, se você é da turma do rancho, da praia ou do sítio então, boa viagem!

Em todos os casos torço para que haja respeito, equilíbrio, segurança e saúde.

Feliz Carnaval!

Fúlvio Ferreira – presidente da CDL Uberaba

Palestrante, empresário e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.