Por Lúcio Castellano

Em implantação na área do Parque Tecnológico, centro de eventos foi idealizado para incluir Uberaba, definitivamente, nos roteiros de turismo de negócios e eventos 

Presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fúlvio Ferreira, acompanhado de um grupo de diretores, recebeu, no final da tarde desta segunda-feira, dia 16, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, no canteiro de obras do Centro de Eventos – CDL Hall, que está em fase de construção avançada em área cedida pelo município à entidade, pelo prazo de 50 anos, dentro do Parque Tecnológico/Univerdecidade, medindo 25.202,82 metros quadrados, na Av. Dr. Randolfo Borges Júnior.

“Eu fico cada dia mais empolgado em ver essa obra tão importante para Uberaba, sendo construída com recursos próprios. A CDL investe e acredita no crescimento da cidade. É um projeto arrojado que mostra o pensamento da atual diretoria e também das diretorias anteriores”, observou secretário José Renato Gomes, ao ressaltar as grandes oportunidades que serão geradas pelo equipamento aos mais diferentes segmentos.

Atração de novos negócios

Ele, que participou das ações que consolidaram na criação da CDL, em 1980, comemora, agora, quase 37 anos depois, que o centro de eventos será um novo ponto atração de novos negócios para o município. Ainda durante suas observações, José Renato Gomes disse que outro ponto extremamente positivo é a localização do CDL Hall, dentro do Parque Tecnológico, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “Muitas vezes as pessoas passam aqui, do lado da construção, e não imaginam a grandeza desse empreendimento. Assim, fica o convite para o uberabense vir conhecer essa maravilha que está sendo construída pela CDL”, diz.

As obras caminham de acordo com o cronograma. Após colocação da estrutura metálica, segundo Fúlvio, agora começa a cobertura e o fechamento das laterais do espaço. O CDL Hall terá mais de 12 mil metros quadrados de área construída, onde deverão ser realizados grandes eventos, inclusive convenções e feiras. Nessa etapa está previsto também o assentamento de piso.

As gestões para a obtenção da área foram desenvolvidas pela diretoria na gestão do então presidente da CDL Fakher Azor Fakhouri e com inicio das obras pela diretoria do presidente da CDL Fúlvio Ferreira, em sua primeira gestão e, em seguida, por Miguel Faria que o antecedeu na atual administração.

Salão modular

O CDL Hall segue conceito de um grande vão, com 9.565 metros quadrados (salão) e capacidade para receber eventos com até 5 mil pessoas, permite subdivisões, além de uma série de possibilidades com remanejamento das divisórias. De grandes dimensões e em horizontal, a obra que tem a assinatura do arquiteto Paulo Trajano vai interagir com a mata nativa e a área preservada próxima ao local. Nas duas extremidades foram construídos dois conjuntos para administração e setores de apoio com mais cerca de 5 mil metros quadrados de área construída.

“Estamos montado uma indústria de turismo de negócios, para gerar mais emprego e renda para o nosso município”, expôs Fúlvio. Agradeceu a presença do secretário José Renato Gomes, porque ele e a Prefeitura sabem o quanto são importantes como parceiros da CDL no empreendimento. “É um presente que a nossa entidade está trazendo para a nossa cidade, ou seja, um espaço para incrementar o turismo, especialmente o turismo de negócios e na realização de eventos”, diz.

Depois de argumentar que o CDL Hall canalizará dinheiro novo para Uberaba, o dirigente lojista citou que, no caso do turismo de negócios, cada convencional investe cerca de 100 a  150 dólares, por dia. “É uma indústria sem fumaça, com investimento até baixo, pelo retorno que proporciona. O dinheiro volta quase sua totalidade para o comércio e a área de prestação de serviços. Ainda teremos vários meses de obras. Mas, num futuro muito próximo, a gente já consegue vislumbrar a realização de grandes eventos, incluindo festas, formaturas, shows, e convenções de clubes de serviço”, diz.

Também participaram da recepção ao secretário os diretores da CDL Orlando Geraldo da Silva, Jamilton Pereira e José Ferreira.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.