“Feriado é contra o lojista e gera quebra de 1% a 1,5% do faturamento da cidade”, diz vice-presidente da CDL Uberaba, ao defender que as comemorações deveriam ocorrer aos domingos e segundas-feiras
Segundo cálculos da CNC (Confederação Nacional do Comércio), cada feriado provoca uma perda de 10,1% no excedente OPERACIONAL médio mensal do comércio brasileiro. Em virtude do menor número de dias úteis em 2015, o Impacto anual deverá ser 22,5% maior, em termos reais, que no ano passado.
O impacto dos feriados sobre a lucratividade do comércio brasileiro em 2015 deverá alcançar R$ 15,5 bilhões neste ano – resultado 22,5% maior que o de 2014, já descontada a expectativa de inflação prevista para 2015. Além do menor número de dias úteis no ano corrente, contribui para o agravamento das perdas decorrentes do maior número de feriados a crescente relação folha de pagamento/receita operacional no comércio brasileiro em curso desde 2009. Apenas no Rio Grande do Sul, os prejuízos alcançam cerca de R$ 800 milhões.
“Fruto do ócio”
Em Uberaba, o primeiro vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Orlando Geraldo da Silva, disse que os feriados provocam grandes prejuízos “fruto do ócio” e da ausência de trabalho. “Quando poderíamos estar trabalhando e produzindo, estamos desprezando essa grande virtude que é o trabalho”, diz.
Defendeu que as comemorações dos feriados deveriam ocorrer aos domingos e segundas-feiras. E reforçou: “Deus já determinou um dia de descanso para todo mundo. Mais do que isso é invenção e gente querendo fazer algum tipo de média”. Considera, a propósito, que não se valoriza e nem se prestigia ninguém e nem acontecimento algum, parando atividades. “A maneira mais digna de valorizar algo ou alguém é trabalhando e produzindo riquezas e bem estar para a Nação”, expôs.
Orlando Geraldo da Silva citou que setores do turismo, lazer, entretenimento e gastronomia podem ser beneficiados pelos feriados prolongados. “Assim como pessoas vão para fora de Uberaba, outros para cá se deslocam. Querem conhecer pontos turísticos. Afora isso eu só vejo malefícios”, afirmou.
Depois de estimar quebra de 1% a 1,5% do faturamento da cidade devido, por exemplo, a esse feriado de 21 de abril, o dirigente da CDL Uberaba argumentou que “o lojista ganha com as portas abertas. À medida que fecha, ele fica deprimido ao ver pessoas passando em frente seu estabelecimento. Se abre num feriado, o custo com horas extras e outros encargos se elevam muito. O feriado é contra o lojista. Sempre!”, completou Orlando Geraldo da Silva.
O CALENDÁRIO DE 2015
No caso de Uberaba, são três feriados municipais:
02 DE MARÇO – ANIVERSÁRIO DA CIDADE/ SEGUNDA-FEIRA
15 DE AGOSTO –PADROEIRA NS ABADIA/ SÁBADO
20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA /SEXTA-FEIRA
Os feriados nacionais:
1º janeiro – Confraternização Universal/quinta-feira
17 fevereiro – Carnaval/terça-feira
03 abril – Paixão de Cristo/sexta-feira
05 abril – Páscoa/domingo
21 abril – Tiradentes/terça-feira
1º maio – Dia do Trabalho/sexta-feira
04 junho – Corpus Christi/quinta-feira
07 setembro – Independência do Brasil/segunda-feira
12 outubro – Nossa Senhora Aparecida//segunda-feira
02 novembro – Finados/segunda-feira
15 novembro – Proclamação da República/domingo
25 dezembro – Natal/sexta-feira