Publicada no Diário Oficial da União de 26 de junho de 2014, a Portaria nº 1.112, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, concedeu à CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), o título de utilidade pública federal. O certificado foi emitido no dia 14 de julho último, assinado pela diretora do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação, Fernanda Alves dos Santos e recebido agora em outubro pela entidade.

“A principal finalidade do título é o reconhecimento do caráter da entidade de utilidade pública federal, oportunizando uma maior abertura para convênios com a iniciativa pública e privada, e, consequentemente, a ampliação do trabalho que vem sendo prestado pela nossa entidade aos seus associados e à população uberabense”, diz o presidente da CDL, Miguel Faria, ao destacar que, agora, a entidade possui os reconhecimentos de utilidade pública municipal, estadual e federal.

História e conquistas - Fundada em 10 de junho de 1980, a CDL Uberaba teve como primeiro endereço uma pequena sala de 10 metros quadrados na Praça Rui Barbosa, ao lado do Paço Municipal. Em 18 de dezembro de 2002, foi inaugurada a sede própria localizada na Vila Olímpica. A CDL possui os departamentos de SPC (mantido em parceria com a Aciu – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), jurídico, cobrança, financeiro, faturamento, administrativo, comercial, convênios de saúde, cheque garantido, consultoria financeira, videoteca e biblioteca.  A sede possui  três espaços para eventos disponíveis aos associados e não associados: auditório com 250 lugares e salão de eventos com capacidade para 300 pessoas. Mantém o Memorial do Comércio de Uberaba e uma galeria de arte aberta a artistas interessados em expor seus trabalhos. Em anexo, foi implantado o Ceteco (Centro de Educação Tecnológica do Comércio de Uberaba), cujo objetivo é promover e implantar programas de qualificação profissional. O Ceteco dispõe de oito salas de aula e um auditório para 100 pessoas. Na área da Univerdecidade/Parque Tecnológico, implanta o centro de eventos CDL Hall, em área de 25 mil metros quadrados, em terreno doado pelo Município, a exemplo da sede.