diag02Grupo expressivo de diretores da CDL Uberaba, liderado pelo presidente Fúlvio Ferreira, participou, ativamente, do evento que marcou o lançamento do Plano de Ação Empresarial, criado para o desenvolvimento do comércio de bairros de Uberaba, bem como apresentação do Diagnóstico Empresarial executado pelo Senac, nas ruas Prudente de Morais, Goiás, Elias Cruvinel e João Pinheiro e entorno. O evento foi realizado no dia 11 de novembro, tendo como entidades e instituições parceiras além da CDL, o Sebrae Minas, Senac, Aciu, Prefeitura de Uberaba e o Banco do Brasil.

Ao destacar a importância do trabalho, Fúlvio enfatizou: “O plano e o diagnóstico são de grande profundidade, pois disponibilizam ferramentas úteis, para que cada um de nós gerencie melhor e obtenha melhores resultados com o negócio de cada um”. Também o presidente da Aciu, Karim Mauad, enalteceu o significado das ações apresentadas, sublinhando, ainda, a forte parceria na realização dos estudos.

A técnica do Sebrae Microrregião Uberaba Andréa Marques Lima explicou que o principal  objetivo  do projeto é alavancar o comércio de Uberaba, auxiliando os empresários locais na elaboração de um modelo de gestão moderna e empreendedora, gerando melhores resultados. “Nós estamos muito felizes, porque tivemos o início do Projeto de Desenvolvimento do Comércio, em agosto. Graças à demanda apresentada, conseguimos ampliá-lo para os bairros”.

No período de 16 de agosto a 16 de outubro, consultores do Senac traçaram um diagnóstico em atendimento ao Projeto do Sebrae/MG com 167 micro e pequenas empresas do comércio varejista, com a finalidade de auxiliar o empresariado na organização de seu empreendimento.

Andrea_Marisa-QueirozAgora,  Sebrae Minas  apresentará o plano de ação que vai trabalhar diversas áreas da gestão ao longo de três anos, com início em fevereiro de 2011. Ampliando a visão dos gestores do comércio local, a economia da cidade cria nova dinâmica, com mais possibilidades de negócios. Na foto, Andréa Lima e Marli Queiroz, do Sebrae Minas.

A responsável técnica do Sebrae Minas Marli Queiroz lembrou que “nós iniciamos, em maio, o Projeto de Desenvolvimento do Comércio do Centro de Uberaba. Então, agora, estamos indo para os bairros. O objetivo é capacitar esses empresários e fazer com que, eles mudem a visão do negócio, ou seja, de melhoria de gestão, trabalhar melhor as formas de ação, e trazer mais o público para o comércio local, tornando o setor mais competitivo para atender melhor esse público”.

Manoel Carlos Bayão Júnior, diretor do Senac Uberaba, observou que o órgão trabalhou nesse diagnóstico, com o mesmo afinco com que atuou na primeira edição, quando do diagnóstico do comércio central da cidade. “Entendemos que essa é oportunidade única de a gente compreender as necessidades de nosso cliente que é o comerciante e o seu corpo de comerciários e que fazem a vida comercial da nossa cidade”, diz.

Fernando Silveira, consultor do Sebrae na Área de Comércio e Serviço, disse que o projeto apresentado vai trabalhar todas as necessidades apontadas no diagnóstico que foi elaborado pelo Senac e, principalmente, “em cima de competências que o empresário tem que desenvolver para que ele se torne mais competitivo, nesse cenário que se desponta aí, de muita oportunidade, porém, de muita concorrência”.

Marcos Vinícius Zani, consultor do Senac Minas, por fim, discorreu que os números levantados são os mais diversos, na medida em que foram abordados mais de dez módulos como, por exemplo, liderança, estratégias e planos, gestão de pessoas etc... “E todos (módulos) demonstraram uma certa problemática. Nada que nos desmotivasse. Então, juntamente com o Sebrae, apresentamos o resultado desse diagnóstico e, posteriormente, um plano de ação”. Disse que a grande maioria necessita e está receptiva a algum tipo de mudança. Ressaltou que o estudo constatou que a grande maioria dos participantes tem grande potencial mercadológico.

Parceiros2Na foto, representantes de órgãos e entidades parceiras no diagnóstico. Detalhe: o presidente da CDL, Fúlvio Ferreira (à dir.), fez questão de comparecer vestido com a camiseta da Campanha de Natal, cuja carreata de lançamento ocorreu momentos antes do evento.

VEJA MAIS NA GALERIA DE FOTOS