Enquanto a má notícia é que nos próximos meses a inflação continue a não dar trégua, a boa é que há maneiras de amenizar os efeitos dela no bolso.

Quem já não está, há algum tempo, sentindo no bolso uma alta de preços em bens e serviços? Enquanto a má notícia é que nos próximos meses a inflação continue a não dar trégua, a boa é que há maneiras de amenizar os efeitos dela no bolso.

1 – Entenda os seus gastos e organize as finanças

Para saber como economizar, é preciso antes entender como você vem gastando o seu dinheiro. Com este levantamento em mãos, você conseguirá perceber quais compras acabam sendo em excesso.

2 – Mude a forma como usa o cartão de crédito

Segundo pesquisa do SPC Brasil, seis em cada dez (57%) inadimplentes estão com faturas atrasadas no cartão de crédito, sendo que 46 por cento se encontram com o nome sujo por conta dessa pendência não quitada.

3 – Invista no lugar certo

Quanto maior a inflação, mais se perde ao deixar o dinheiro poupado parado na conta corrente. Bons investimentos no atual cenário econômico são os em renda fixa, como títulos do tesouro ou fundos de investimento e outros produtos financeiros (LCI, LCA e CDB).

4 – Pesquise preços

Hoje em dia, com a facilidade da internet, pesquisar preços está mais fácil. E a prática, em momentos de crise, é uma das grandes aliadas do bolso do brasileiro.

5 – Substitua itens e hábitos

Uma forma de reduzir o impacto da inflação sobre o seu orçamento é cortar os produtos que você percebe que estão ficando mais caros e substituí-los por outros produtos ou similares de outras marcas.

6 – Pechinche!

A medida em que os preços sobem, também deve aumentar a famosa “cara de pau” na hora de pagar por produtos ou serviços. Afinal, dificilmente o seu salário aumentará tanto quanto a inflação oficial (nos últimos 12 meses, o índice atingiu 8,47 por cento).

7 – Estoque produtos em promoção

Produtos que a família consome com frequência e com data de validade longa podem ser estocados – mas apenas se encontrá-los em promoção. Por exemplo, um pacote de fraldas que está muito barato.

8 – Aproveite as estações do ano para economizar

Consultar a tabela sazonal de produtos hortifrútis é uma excelente forma de substituir os alimentos que estão mais caros no mercado e economizar.

Além disso, os produtos de época oferecem uma qualidade maior em relação ao produto nos demais meses do ano, uma vez que seu processo de maturação é natural.

9 – Planeje o seu lazer

Em primeiro lugar, é importante entender que até sua diversão deve ser programada e planejada. Para isso, o primeiro passo é estipular quanto tem para gastar mensalmente.

10 – Procure pagar à vista

Comprando à vista não se paga os juros das parcelas e ainda dá para negociar o preço do produto, conseguindo um desconto.

Além disso, você consegue controlar melhor as finanças, minimizando o risco de ter que lidar com várias parcelas acumuladas no futuro, contabilizando um valor que talvez não tenha como pagar.

Fonte: Portal Meu Bolso Feliz

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.