O Movimento Escoteiro foi fundado há mais de 100 anos. Possui dois pilares: Lei e Promessa. E o primeiro artigo da Lei do Escoteiro diz o seguinte:

" O Escoteiro só tem uma palavra e sua honra vale mais que sua própria vida."

Estamos vivendo um tempo onde estes valores estão ficando esquecidos na prateleira da seriedade. Ninguém é obrigado a tratar mas se tratar tem que cumprir! Infelizmente temos ouvido todos os dias pessoas reclamando que contrataram um determinado profissional, marcou e . . . ele não apareceu, sequer apresentou satisfação. Isto é inadmissível!

Nas empresas convivemos todos os dias com colaboradores sem a menor noção do que seja comprometimento. Expressões como "vestir a camisa" ficaram para trás. Infelizmente muitas pessoas só conhecem via de mão única, só conhecem o "venha a mim"; cumprir seus deveres e suas obrigações, nem pensar. Ora, se vivemos em sociedade, é obrigatório que tenhamos conhecimento das regras de convivência e que saibamos cumprí-las. É, no mínimo, uma questão de respeito! Nas empresas e nas relações comerciais mais ainda! Mas parece que os valores estão se perdendo . . .

Recorro ao dicionário e trago a definição de: - Compromisso: obrigação mais ou menos formal, acordo, dívida que se deve pagar; - Comprometimento: ato de comprometer-se, envolvimento.

Sei que às vezes é revoltante mas precisamos ao menos fazer a nossa parte. Mostrar ética, ser pontual, ter palavra, ter comprometimento e ter compromisso, com você, com o trabalho e com o próximo. A este conjunto de valores chamamos honra. E por falar nisto, como está a sua?

Fulvio Ferreira - Membro do Conselho Superior da CDL Uberaba Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista. fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.