Recentemente acompanhei o indicador de vendas a prazo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) repetir o comportamento de baixa verificado nos últimos quatro meses e recuar 2,06% no mês de junho, em relação ao mesmo período de 2013. Basicamente vemos que, ao contrário do que se imaginava, o aumento do turismo em decorrência da Copa do Mundo não foi suficiente para expandir as vendas no comércio, que caíram pelo quarto mês seguido. No acumulado do semestre, a baixa nas vendas chega a -1,45%.

Acrescento a esta análise o fato de o Dia dos Namorados - a terceira melhor data em faturamento para os comerciantes – ter coincidido justamente com o dia de abertura da Copa do Mundo. Além disso, os feriados decretados em função do torneio afastaram os consumidores dos estabelecimentos de compras, prejudicando o desempenho das vendas.

É que uma parcela considerável de trabalhadores foi dispensada pelas empresas no meio da tarde e algumas partidas foram realizadas no sábado, que é considerado um dos dias que mais movimentam o varejo. E o gasto do consumidor com bens de ticket médio maior, geralmente parcelados, perdeu espaço para produtos temáticos da Copa e em especial, para os alimentos e bebidas, que em geral são pagos a vista.

Outros fatores econômicos como o encarecimento do crédito, a baixa confiança dos consumidores e a inflação em patamar elevado também contribuíram para o resultado. Os dados reforçam a tendência de perda de fôlego da atividade econômica daqui pra frente. Há queda generalizada entre os principais indicadores de confiança da economia, influenciada pelo aumento dos juros, pela inflação resistente e pelo crescimento moderado da massa salarial.

Roque Pellizzaro Junior / Presidente da CNDL