A data foi instituída, em 1953, pelo Senado Federal

Enquanto uns choram, outros vendem lenços, numa alusão ao momento difícil pelo qual a economia e o comércio passam, e as estratégias que empresas precisam encontrar para enfrentar a crise. Neste sábado (16) é comemorado o Dia do Comerciante que, segundo o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fulvio Ferreira, “é uma homenagem mais do que justa. Afinal, o comércio colabora para o desenvolvimento econômico e social de toda a cidade, região e o País”.

A data foi instituída pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho, em 26 de outubro de 1953. Uma homenagem ao comércio, comemorada no dia em que nasceu o Visconde de Cayru - José da Silva Lisboa. Figura histórica e político baiano que exerceu grande influência junto ao príncipe regente português D. João VI para que fossem abertos os portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, em 1808.

Depois de ressaltar que o comerciante é o elo entre o setor produtivo e o consumidor final, Fulvio sinalizou tratar-se de uma profissão muito importante para os dias atuais. “Ele (comerciante), com as suas equipes, ouve e entende o cliente em suas necessidades”, diz.

Segundo o dirigente lojista, nos 36 anos de existência a CDL Uberaba tem feito muito pelo comércio e pelo comerciante. “Seja no sentido de valorizar o quadro associativo, seja no sentido do bom relacionamento junto aos órgãos públicos, especialmente Prefeitura e receitas (estadual e federal). Além disso, na realização de cursos, palestras etc,,, e envio de informações úteis para o desempenho da atividade de cada uma das empresas associadas”, observou.

A CDL, no momento, conta com cerca de 2 mil associados. “A CDL é a casa do empreendedor; é a casa do comerciante; é a casa do empresário”, finalizou Fulvio.