Todo segundo domingo do mês de agosto, no Brasil, é comemorado o Dia dos Pais. A data surgiu em 1953 através de uma ação do publicitário Sylvio Bhering. A princípio ele escolheu a data de 16 de agosto que era o dia de louvor a São Joaquim, considerado o pai da Virgem Maria.

Para que a data pudesse ser comemorada sempre aos fins de semana (quando supostamente os pais estão de folga e podem aproveitar o dia com os seus filhos), a comemoração foi modificada para ser celebrada anualmente no segundo domingo do mês de agosto.

Este ano a data cairá no último dia possível. Praticamente todas as categorias profissionais já terão recebido. Isto poderá ser bom para o comércio que espera vender mais que em 2015.

Apesar da crise e da quantidade de pessoas desempregadas o ticket médio nas principais regiões metropolitanas do país deve ser em torno de 120 reais. Os meios de pagamento mais procurados devem ser em espécie, cartão e carnê.

Os produtos mais procurados devem ser as roupas, os calçados, acessórios em couro, perfumes e cosméticos e eletrônicos.

Recomenda-se que as lojas explorem muito bem as vitrines. Estas devem ser atrativas, bem iluminadas e possuir uma linguagem compatível com o público alvo.

Aos clientes sugere-se pesquisar. Itens como preço deve ser levado em conta mas o atendimento, a cortesia, facilidades de compra e pagamento, entrega, possibilidade de troca e assistência são fatores mais importantes.

Muitos filhos, desde os últimos dias, já estão procurando opções e outros tantos já compraram os presentes. Todavia espera-se que a maior movimentação comercial ocorra a partir de quarta-feira, dia 10 de agosto.

Particularmente desejo que todos os pais recebam um presente nesta data que é reservada a eles. Mas, acima de tudo, espero que cada pai possa receber uma bela dose de atenção e carinho, revestida de respeito e recheada de amor pois estes valores são os mais caros e preciosos que qualquer objeto.

Não importa se o seu pai está próximo ou longe,

se é novo ou velho, se é rico ou pobre;

Ele pode ser ser o pai que gerou, o pai que criou;

Pode ser o tio, o avô, o amigo mais velho ou o padrasto;

o que desejo é que ele tenha muita paz, saúde e felicidade!

Ao meu pai e a todos os pais eu desejo

Feliz Dia dos Pais!

Fulvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.