Além de palestrante e vendedor eu também sou "treinador de equipes". Alguns me chamam de instrutor, outros de facilitador. E há também quem me chame de professor.

Segundo os dicionários professor é "indivíduo que ensina uma ciência, uma atividade".

A etimologia nos ensina que professor  tem origem no Latim, vem de PROFESSUS que significa “pessoa que declara em público” ou “aquele que afirmou publicamente”. Esta palavra, por sua vez, é derivada do verbo PROFITARE que significa “afirmar/declarar publicamente” e é composto de PRO, “à frente” e FATERI, “reconhecer”. Esta expressão era usada para as pessoas que se declaravam aptas a exercer alguma função, nesta situação é ensinar.

É comum o professor ser chamado de educador, mestre e docente.

Educador é aquele que é responsável pela educação.

Docente é aquele que ensina, relativo à ensino ou professor.

Para o exercer a profissão de professor, isto é, para poder professar conhecimentos o profissional recebe treinamento para este fim. Em que pese muitos profissionais terem capacitação específica para determinada profissão a habilidade de ensinar também lhe é peculiar.

Porém vale destacar, e com não menos importância, que o exercício da profissão de professor se assemelha a um sacerdócio. É a nobre missão de ensinar. Muito mais que a base para outras disciplinas ou muito mais que o conhencimento técnico sobre determinado assunto o professor consegue, na maioria das vezes, abrir horizontes!

Isto é, consegue mostrar ao aluno o quanto ele pode ir longe. E, se não parar de estudar, seu limite não tem fim. A produção de conhecimento, a geração do saber é ilimitada. Talvez seja a razão pela qual os países desenvolvidos deem tanto valor ao professor e à educação como um todo.

Do meu tempo de colégio tenho o prazer de reencontrar, ainda que esporadicamente, com vários professores. E é muito bom ver que eles vibram com o sucesso dos alunos. Isto é a demonstração inequívoca de que o exercício de ensinar vai muito além de uma profissão;  para a maioria, ser professor significa mostrar o caminho, iluminar, inspirar e incentivar o crescimento cultural, ético e profissional!

A todos os professores, representados pelas "tias Silvanas, Vandas, Veras, Heloísas, Marias Lúcias, Marias Auxiliadoras, Marias Augustas...

Pelas inesquecíveis tias Silvânias...

Pelas donas Glórias, Joanas, Antonietas, Kátias

Pelos Betos, Geraldos, Bilharinhos, Pedros, Antônios, Marcos, Gonzagas, Deoclécios, Wagners, Joãos" e tantos outros que a memória já me falha;

A todos os professores, docentes na mais pura acepção da palavra, educadores por vocação e opção e verdadeiros Professores o meu reconhecimento, a minha gratidão e o meu

Muito Obrigado!

Fulvio Ferreira – presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.