Em mais uma edição do Seminário de Executivos, os temas abordados foram de extrema importância e interesse para os dirigentes das CDLs mineiras

Nesta terça, 29, os executivos das CDLs mineiras estiveram, mais uma vez, presentes na sede da FCDL-MG para participar do evento desenvolvido exclusivamente para eles.

Nesta edição, os temas muniram esses profissionais que gerenciam as entidades de seus municípios com informações, estratégias e instruções cotidianas e aplicáveis em áreas específicas de suas entidades como jurídicas, financeiras e comerciais.

O presidente José César da Costa abriu o Seminário dando as boas-vindas aos executivos no evento. “Que cada um de vocês aqui presentes possam levar para suas CDLs além de uma grande amizade entre vocês e a importante troca de ideias, conhecimentos e informações, excelentes resultados”, afirma.

José César falou também sobre as sucessões de diretorias do SPC Brasil, da FCDL-MG e da CNDL e sobre a importância do continuísmo que se espera com as novas gestões das entidades que terão início em 2015. “O momento é de união e de caminharmos juntos com o mesmo pensamento promissor para o futuro do Movimento Lojista.”

Módulos contábil e jurídico Mais uma vez o evento buscou alinhar com as entidades as questões das tributações das CDLs. Temas como incidência de ISS, recolhimento da Cofins e PIS foram debatidos por profissionais da Federação, o contador Fábio Chaves e a advogada Sara Sato, e convidados como o consultor jurídico, Eustáquio Norberto Almeida e a assessora jurídica da CDL Divinópolis, Maria de Lourdes Andrade que contribuíram com os conhecimentos específicos e com visões distintas acerca do tema.

“Mudar a filosofia e o nosso próprio entendimento sobre as atividades associativas que exercemos como entidade de classe sem fins lucrativos é o primeiro passo para trabalharmos dentro da lei com, pelo menos, um pouco mais de tranquilidade,” afirma Maria de Lourdes.

Para a executiva da CDL Ituiutaba, Rosânia Batista Vilarinho, temas como esses fazem do Seminário um momento extremamente proveitoso. “Acho muito válida a discussão sobre assuntos tão importantes e em que somos tão leigos”, finaliza.

Troca de ideias como referência Na parte da tarde, a FCDL-MG e as instituições que integram o portfólio da entidade apresentaram os produtos e serviços oferecidos exclusivamente para as CDLs mineiras que, além de gerar conhecimento e receita para as entidades, auxiliam seus associados na gestão de seus negócios. Entre eles CDL Ensino, A Loja, KLP Assessoria, o palestrante Moacir Muzzi e a empresa Supera Sistemas.

Após as apresentações, foram trazidos pelos executivos das CDLs mineiras de Espinosa, Formiga, Janaúba, Patrocínio e São João del-Rei os respectivos cases de gestão das entidades e suas formas diferenciadas de fazer ações institucionais; uma pequena introdução para a oficina de estratégias de serviços e relacionamento comandada pelo consultor especialista em entidades empresariais, Paulo Cesar Ferreira.

No final do evento, umas mesas redondas foram montadas com os produtos oferecidos pela FCDL-MG e os executivos fizeram um rodízio entre elas para dialogar, questionar e solucionar suas dúvidas relacionadas a eles. Um excelente plano de ação para potencializar os serviços das nossas entidades.

Michele Souza, executiva da CDL Araguari, afirmou ter participado de uma edição especial do Seminário. “Todo o diálogo de hoje foi essencial para esclarecimentos e mais aprendizados. As apresentações dos cases das CDLs foi muito mais que uma troca de informações, foi inspiração e referência para todos nós aqui presentes,” afirma.

Antônio Bretas, diretor da Chart Sistemas, uma das instituições parceiras que compõe o portfólio da Federação, esteve presente no evento pela segunda vez consecutiva e ressalta a importância do encontro para os participantes. “O Seminário, sem dúvida, move muitos benefícios para todos nós”, afirma.

Para o presidente da CDL Astolfo Dutra, Carlos Augusto Soares, o evento foi excepcional porque inspirou novas ideias e agregou novas experiências que vai levar em favor de sua entidade. “Saio daqui satisfeito, cheio de anotações e projetos”, declarou.

...

Fonte: Portal FCDL-MG

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.