Na última terça-feira, quando voltava para casa, me peguei pensando nas diversas pessoas que eu havia atendido ao longo do dia.

Através do meu atendimento resolvi situações e problemas de muitas pessoas. É claro, que muitos clientes estavam tensos, outros cansados e alguns estressados. E é bem verdade que nem todos me trataram com urbanidade e respeito.

Mas o fato é que possivelmente estes clientes menos gentis tinham lá suas razões. Por isso resolvi não me ater a eles. Muito ao contrário, preferi pensar e avaliar aqueles clientes os quais pude dar o melhor de mim através de um ótimo atendimento e também resolver seus problemas e suas necessidades.

Voltando a minha avaliação do dia me coloquei no lugar de cada um dos clientes. Me imaginei saindo de casa, enfrentando o transporte e o trânsito e chegando até à loja. Ora, se o cliente saiu de casa, enfrentou desafios e dificuldades e chegou até a nossa empresa o mínimo que ele mereçe, o mínimo que ele, cliente, espera é show! Show de atendimento!

E isso vale para tudo. Seja uma loja, um departamento público, uma repartição, um escritório. Você não gostaria de ser bem tratado? Sim?! Eu também! Então, o mínimo que cada um de nós deve fazer é tratar bem as pessoas! Do jeito que elas gostariam de ser tratadas e do jeito que você gostaria de ser tratado!

E não deve haver meio termo, não deve existir esta história de "se eu for bem tratado então serei educado". Faça sua parte: seja gentil, educado e cortês, porque é o certo, porque você gostaria de ser bem tratado e porque gentileza gera gentileza!

Então vamos, aproveite este período de Natal, de nascimento, de renascimento e renasça Você! Seja mais humano, mais fraterno e mais gentil. Em breve você verá que amor ao próximo, externado através de boas ações é a melhor alternativa para construir um mundo melhor.

Feliz Natal!

Fulvio Ferreira - Conselheiro da CDL Uberaba Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.

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