O grupo formado por nove entidades, dentre elas, a CDL Uberaba, também alerta que votar nulo ou branco é prejudicial à região

O G9 - grupo formado por entidades classistas lança, na próxima quarta-feira (24), a partir das 17h, na Praça Rui Barbosa, campanha pelo voto consciente. A campanha tem por objetivo esclarecer a população da importância de se eleger candidatos de Uberaba e da região nas eleições proporcionais (deputados estaduais e federais) e o voto consciente contra nulos e brancos. O G9 entende que embora a eleição seja estadual, ao se transferir o voto para candidatos que não possuem ligações com a região de Uberaba, a comunidade local perde representatividade.

“Não estamos apontando candidato A ou B, queremos conscientizar as pessoas da importância do voto para candidatos da nossa região, que tenham compromisso com Uberaba e com as cidades próximas. Com o número de votos que a região possui, temos que zelar sim pela nossa representatividade em Brasília e Belo Horizonte, e ainda alertamos para a necessidade do voto, pois quando o cidadão vota nulo ou branco também prejudica a nossa região”, comentou o presidente do G9, Romeu Borges de Araujo Júnior.

Várias cidades brasileiras estão tomando atitudes semelhantes, como Franca, Piracicaba e Sorocaba, no interior de São Paulo e Londrina, no Paraná. Segundo dados do TRE, Uberaba e região chegam a transferir no mínimo 20% dos seus votos para candidatos que não possuem base eleitoral local. Um cálculo preliminar aponta que caso a região votasse em peso nos candidatos locais, a representatividade poderia aumentar em mais três ou quatro cadeiras na Assembleia e duas no Congresso.

Para o presidente, a população é parte fundamental nessa conscientização. “Importante levar essa mensagem para os seus amigos, vizinhos, colegas de trabalho. Uberaba e região não podem perder votos, isso impacta a vida de todos, por isso, vamos lançar essa campanha e contar com cada cidadão”, finalizou. A campanha terá adesivos para carros, bottons, outdoor, spot de rádio e anúncios em jornais. Vários empresários estão auxiliando e cedendo espaços seus na mídia. O G9 pediu o apoio da Prefeitura, que apoiará a campanha, mas sem utilização de recurso público. “Estamos buscando parcerias e apoios e temos recebido, e quem quiser ajudar de alguma maneira pode nos procurar, pois toda força é bem vinda para Uberaba e região”, finalizou.

O G9 é composto pelas seguintes entidades: Aciu , CDL Uberaba, Cigra, Fiemg, IEATM, OAB, Sindicato Rural, Sinduscon e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba.

Fonte: Jornalista Denis Silva – Decom PMU