Presente na solenidade, presidente da CDL Uberaba e vice da Federação das CDL’s do Estado destaca o papel do órgão para as micro e pequenas empresas

Na condição de vice-presidente da FCDL-MG (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais),oportunidade em que representou o presidente Frank Sinatra que acompanha delegação mineira de empresários no maior evento do varejo mundial que acontece nos Estados Unidos, o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, participou, dia 15, da solenidade do Sebrae Minas que empossou o novo  presidente do seu Conselho Deliberativo, Olavo Machado Junior, e os membros de seu Conselho Fiscal e Diretoria Executiva para a gestão 2015-2018.

A solenidade, realizada nas novas instalações da sede do Sebrae, em Belo Horizonte, reuniu cerca de 600 convidados e contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, além de autoridades políticas e empresariais.

Sustentabilidade - Olavo Machado Junior, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), sucede Lázaro Luiz Gonzaga, presidente do Sistema Fecomércio-MG, Sesc, Senac e Sindicatos, que dirigiu o Sebrae Minas entre 2011 e 2014. Na transferência do cargo, Lázaro Gonzaga apresentou os resultados do Sebrae durante sua gestão, chamando a atenção para as mais de 782 mil micro e pequenas empresas (MPE) atendidas nos últimos quatro anos. “Conseguimos garantir, aos empreendedores mineiros, amplo acesso aos serviços e produtos do Sebrae”, disse.

Em seu discurso de posse, Olavo Machado Junior afirmou que seu objetivo à frente da instituição será “orientar e traçar metas para transformar as MPE em grandes organizações, geradoras de emprego e desenvolvimento”. Entre os desafios da nova gestão, o combate à informalidade, a ampliação do acesso ao crédito e a oferta de mão de obra mais qualificada às MPE. E foi categórico em sua interpretação sobre a real necessidade do segmento. “É preciso desmistificar falsos conceitos: ser micro e pequeno é apenas um estágio”, frisou, ao falar sobre a urgência de medidas que desburocratizem e equacionem as obrigações fiscais e tributárias, para facilitar a trajetória de crescimento dos pequenos negócios.

Papel estratégico - Miguel Faria destacou a importância do Sebrae para as CDLs e para o mercado como um todo, em especial, às micro e pequenas empresas. “São realizados eventos que surpreendem, a cada edição, pela participação expressiva do varejo de Minas, que vem se mostrando interessado em capacitar-se. Nesse contexto, o Sebrae tem desempenhado um papel estratégico. A instituição oferece consultorias, treinamentos, palestras, seminários, publicações e uma série de outros serviços para os donos de negócios nos mais diferentes estágios de empreendimento”, diz.

Recentemente, lembrou Miguel Faria, o Sebrae assumiu novos desafios, focados na promoção da competitividade dos pequenos negócios em sintonia com as exigências de práticas sustentáveis, com o estímulo à inovação e com o fortalecimento dos microempreendedores individuais. Também enfatizou, entre outras ações significativas desenvolvidas pelo órgão, o Empretec, que segundo ele, pode proporcionar aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial.

.......

Lúcio Castellano – MG 04052 JP – assessor de imprensa CDL Uberaba, com informações  de Aline Freitas - Assessoria de Imprensa/Sebrae Minas