Por Lúcio Castellano

 

A inadimplência no comércio de Uberaba, incluindo os registros de cheque sem fundo, registrou queda de (-) 4,52% no período janeiro a novembro de 2014, diante de igual período do ano passado, segundo apurou o SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), órgão mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). Na manhã deste sábado, o Papai Noel da Campanha "Natal Feliz Cidade" esteve na Praça Rui Barbosa e Calçadão da Artur Machado. O prêmio principal da promoção, um carro zero quilômetro, ficou exposto no local 

O presidente da CDL, Miguel Faria, fez uma “avaliação positiva” do resultado menor em termos de inclusões de inadimplentes no SPC. Dentre os fatores que contribuíram para essa redução no número de devedores nos primeiros nove meses do ano figuram, segundo ele, a queda no consumo este ano se comparado ao movimento de 2013, como reflexo de eventos como Copa do Mundo e eleições. “A economia deu uma esfriada, automaticamente, a inadimplência esfriou. Em conseqüência da inflação e dos altos juros, a população brasileira deixou de comprar a longo prazo”, diz.

Quanto as consultas para vendas a prazo, que sinalizam o ritmo de atividade no comércio, ficaram estáveis de janeiro a novembro, frente ao mesmo período do ano passado, segundo dados do indicador mensal calculado pelo SPC Uberaba.

Ao citar a liberação da primeira parcela do décimo terceiro salário, nos últimos dias, o dirigente lojista afirmou que esse recurso foi “substancialmente direcionado para o pagamento de dívidas, impedindo o crescimento da inadimplência”. Para Miguel Faria, a realização do 'Black Friday' nas lojas físicas não foi suficiente, também, para impulsionar vendas. “Esperamos que, com a segunda parcela do décimo terceiro irrigando a economia, possamos fazer um final de ano diferente, com a expectativa de aumento nas vendas, em torno de 3%, se comparado ao Natal do ano anterior”, diz.

Campanha natalina - De outra parte, ele falou sobre a Campanha Natal Feliz Cidade, desenvolvida, este mês, em conjunto com a Aciu. Destacou que a distribuição de prêmios instantâneos já começou e que a promoção cria um diferencial, ou seja, abre a possibilidade do comerciante oferecer algo mais ao seu cliente, além de criar valor ao produto e/ou serviço disponibilizado. Somam-se, ainda, como aspectos que permitem o aquecimento de vendas, alinhou Miguel Faria, itens como vitrine bem elaborada, pessoal de atendimento treinado e preço. Caso o consumidor não seja contemplado com prêmio instantâneo, seu cupom vai para a urna, concorrendo a um carro zero quilômetro, Citröen C3, cujo sorteio será realizado no dia 09 de janeiro próximo, em local público. A campanha distribuirá, ainda, motos, geladeiras, televisores, e bicicletas.

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