Uns anos atrás, numa quinta-feira como hoje, enquanto fazia caminhada _ isso por volta de 19 horas _ me deparei com um barzinho aberto e cheio de clientes.

Na hora, é claro, me lembrei de minhas avós. Elas, muito religiosas, guardavam os dias santos com muito rigor. O bar estava movimentado, com música alta e com churrasquinho na brasa.

Longe de mim trazer à tona qualquer lição ou mesmo resgatar tradições religiosas; mas confesso que aquela cena me chocou. Não necessariamente pela música, ou pela bebida ou pelo churrasco, muito menos pelas minhas avós. O quê mais chocou em verdade foi pela atitude de alguns que queriam a todo custo "mostrar uma rebeldia desnecessária".

Ora, se queremos romper com passado, se queremos descontinuar usos e costumes, se queremos apresentar uma revolução precisamos, antes de mais nada, mostrar respeito pelo próximo. Isso, cada um deve fazer o que quiser mas sem a necessidade de querer que todos tenham a sua opinião. Ou seja, se você quer beber e festejar a opção é sua. Se você quiser ficar em silêncio e em oração, a opção também é sua. Em nenhuma situação devemos criticar o próximo tampouco querer que ele opte pela nossa escolha. Afinal somos livres para crer e para fazer o que quisermos.

Particularmente fico entre os dois extremos. Procuro ficar tranquilo, em família e tentando desvendar os mistérios da História. Procuro entender, dentro da minha pequenez, o quanto de amor está envolvido nas passagens bíblicas. O quanto de lição para todos nós está inserida por trás deste cenário onde a renúncia, o silêncio e a fé falam mais alto.

Pode ser que aí esteja o caminho para se entender o quão bonita e maravilhosa é a História da Paixão de Cristo, da morte e da Ressurreição.

Será que cada de um nós consegue entender e trazer para si, para sua vida, para a sua própria história, um pouco de ensinamento?

Feliz sofrimento!

Feliz morte!

Feliz ressurreição!

Desejo um renascimento completo aonde o amor e a paz sejam valores permanentes na vida de cada um!

Isso é Páscoa!

Fulvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.