Posso lhe fazer um convite?

Comece a observar a quantidade de carros com placas de fora que circulam pela cidade, especialmente pelo centro.

É grande o número! E a origem é bem variada. Carros de cidades próximas, carros de cidades distantes e também de capitais. Claro que existem alguns que são carros locados, estes, em geral, possuem placas de Belo Horizonte e Curitiba.

Cada carro que aqui aporta traz uma ou mais pessoas que são chamadas de "população flutuante". E os motivos são os mais diversos. Uns veem para comprar, outros para vender, há quem venha procurar os serviços de saúde, lazer e também pessoas que vêm em busca de serviços públicos já que a cidade possui muitas representações regionais de órgãos Estaduais e Federais. E ainda existe um grande contigente de estudantes, estes são chamados de "turistas permanentes" porque moram aqui grande parte do ano e movimentam muito dinheiro. Isto sem falar nas pessoas que procuram oportunidade de trabalho e que encontram.

Mas quero, agora, lhe fazer uma pergunta:

A cidade está preparada para receber estes turistas? O comércio enxerga bons negócios e trata com carinho e respeito estes "clientes estrangeiros" ? Existe sinalização viária adequada? Há placas informando locais, bairros e nomes de ruas? Sabemos ser gentis no trânsito? E o trânsito está, no mínimo, razoável? Somos acolhedores? O transporte público oferece informações básicas? Os funcionários públicos demonstram paciência?

Agora vamos pensar em nós mesmos. Quando viajamos, sob qualquer pretexto, como queremos ser tratados? E como somos tratados? Alguns setores tiram boas notas nestes testes mas outros....... Falta muito treinamento em nossacidade, muito zelo, especialmente por parte de alguns setores públicos. É necessário enxergar que estes visitantes devem levar boa impressão de nossa cidade. É necessário enxergar que estes visitantes trazem dinheiro novo para a nossa economia, logo eles são os Reis e como tal devem ser tratados.

Assim, é hora de ser melhor. Melhor comerciante, melhor vendedor, melhor atendente.

E é hora de cobrar de quem deve melhorar os serviços, o trânsito, a segurança, para o nosso bem e para o bem de quem aqui estiver!

Fulvio Ferreira - Conselheiro da CDL Uberaba Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista. fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.