A carreta está estacionada na Praça Doutor Jorge Frange, no bairro São Benedito, até 12 de abril

O prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde, Iraci Neto, estiveram na Praça Jorge Frange na manhã desta terça-feira (20) para participar da apresentação oficial do projeto OdontoSesc, que está realizando atendimentos na unidade móvel na praça, em parceria com a Prefeitura de Uberaba e o Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba – Sindicomércio. Também estiveram presentes os vereadores Alan Carlos e Kaká Carneiro, representando o Legislativo, e a equipe do Sesc Uberaba.

Na ocasião, Paulo Piau citou diversas parcerias que exemplificam o sucesso e a importância de ações como esta, agradecendo a iniciativa junto ao Sesc e o Sindicomércio. “A palavra de ordem é parceria. A soma de esforços da sociedade civil e do poder público tem um resultado muito positivo. E esta parceria que vemos hoje é muito saudável, o resultado é ter as pessoas sempre com mais saúde para serem felizes. Nosso muito obrigado aos parceiros, ao Sesc, e venham mais pois estaremos sempre de portas abertas para apoiá-los”, reforçou o prefeito.

O secretário de Saúde Iraci Neto destacou que para que este evento acontecesse também houve a interação de outras secretarias, como Serviços Urbanos e a Secretaria de Trânsito. “Esta é uma parceria muito válida e o resultado reflete em desafogar as listas de espera, que é algo que temos trabalhado em uma gestão muito forte para que possamos minimizar as filas. E também não temos medido esforços para melhorar a área da odontologia. Parcerias são sempre bem-vindas, e fundamentais para o crescimento e para a evolução dos serviços de saúde e da gestão pública. É um envolvimento mútuo pensando no bem coletivo das pessoas”.

O presidente do Sindicomércio, Marcelo Carneiro Árabe, falou sobre a importância da ação para os cidadãos, destacando o Sesc e agradecendo a Prefeitura. “Também já estamos preparando mais ações para o ano e esta integração é muito importante. Temos muita coisa a fazer e saúde é uma das prioridades da sociedade, por isso ficamos muito entusiasmados com essa contribuição”.

A Unidade Móvel do OdontoSesc instalada na praça Jorge Frange possui 14m de comprimento, que conta com 4 equipamentos odontológicos completos e dez profissionais que realizam gratuitamente restaurações, limpeza, extrações, aplicação de flúor, raio-x, entre outros procedimentos oferecidos à comunidade em geral e aos comerciários, com atendimento via senhas. A expectativa é de que sejam realizados cerca de 15 mil procedimentos durante os três meses de permanência da carreta em Uberaba.

O objetivo do projeto é atender o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e a comunidade em geral. O projeto de saúde bucal itinerante pretende atender, gratuitamente, 100 pessoas até 12 de abril. A carreta ficará estacionada na Praça Doutor Jorge Frange, no bairro São Benedito, e o horário de funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A seleção de pacientes já foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo sindicato, com distribuição de senhas, que serão exigidas nas consultas. Para informações sobre os atendimentos e disponibilidade de vagas, os interessados podem entrar em contato com o Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba e com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (34)3331-2758.

Fonte: Luiza Carvalho – Jornalista Secom/PMU - Fotos: André Santos/Secom PMU