Recentemente fiz um trabalho para uma rede de lojas, precisamente na área de atendimento.

Entre os pontos mais fracos, em quase 80% das lojas, detectei o excesso do uso de celular.

Foi surpreendente a quantidade de vendedores, atendentes e mesmo caixas de lojas que, quando não estavam atendendo, se voltavam para o celular para dar uma espiadinha.

Quando questionados praticamente todos eles respondiam que não viam problema em mexer em seus smartphones enquanto não atendiam seus clientes.

Fazendo uma observação a distância eu detectei que todos terminavam de ler ou escrever a mensagem enquanto o cliente esperava pelo atendimento.

Mais: muitos clientes sequer eram notados dentro das lojas pelos conectados vendedores porque toda a atenção deles estava comprometida com o telefone.

Pesquisei a opinião de vários clientes e todos foram unânimes em afirmar que achavam esta atitude desprezível e vários deles iam embora sem receber atendimento.

Noutra parte do meu trabalho eu entrevistei alguns daqueles vendedores, fora do local de trabalho deles, e criei uma situação:

Imagine você chegando num estabelecimento e não ser atendido de pronto porque o vendedor está envolvido e distraído com o telefone. Todos os entrevistados disseram "ser errado e ser uma ação antiprofissional".

Muito engraçado, pimenta no olho do outro é refresco. Vários vendedores fazem pouco caso dos clientes mas não admitem receber o mesmo tratamento. Infelizmente isso é retrato da falta de capacitação e da falta de treinamento.

Todos que estamos a frente de atendimento, que recebemos pessoas em nossos estabelecimentos precisamos cuidar dos nossos clientes e atendê-los com muita atenção, com muita dedicação e sem jamais sobrepor uma ligação telefônica ou um contato via internet sobre qualquer pessoa porque

primeiro vem o cliente físico depois o virtual ou o seu próprio interesse!

Fulvio Ferreira - Presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira71@yahoo.com.br

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