Por Lúcio Castellano

 

A Secretaria Municipal de Planejamento apresentou o projeto de revitalização do Calçadão nesta quarta-feira (22), no plenário da Câmara Municipal de Uberaba. Desenvolvido pelo paisagista Roberto Burle Marx, o projeto é moderno e segue os moldes de um shopping a céu aberto. Com objetivo de criar um visual mais limpo, valorizando as vitrines das lojas. “Com um ambiente mais agradável, a expectativa é de atrair mais consumidores para o centro da cidade”, aponta o secretário de Planejamento, Marcondes Nunes de Freitas.

Ao todo serão 27 lojistas, instalados no Calçadão de Uberaba, que deverão padronizar suas fachadas e construir marquises para proteger os pedestres do sol e da chuva. A prefeitura ficará responsável por cuidar da pavimentação do calçadão. No projeto original, a ideia era colocar pedra portuguesa, porém a opção foi trocada por um piso de pavimentação, que seja antiderrapante e que faça a drenagem da água da chuva.

Marcondes destaca que esse modelo é o que há de mais moderno hoje no mercado e vai de encontro às questões de sustentabilidade. O piso será nas cores preto, branco e vermelho, conforme projeto inicial. “Estamos pedindo que a população utilize desse tipo de pavimentação em suas calçadas e seria incoerente não darmos o exemplo para a cidade, fazendo o projeto da maneira que melhor beneficiará a população, em todos os sentidos”, afirma Marcondes, ao anunciar que os comerciantes irão receber, agora no início de maio, cópias do projeto definido.

Com o projeto apresentado, cada empresa fica responsável por fazer a fachada e a marquise seguindo com a altura de sua loja. Destacando que em alguns conjuntos de três a quatro lojas, será possível manter uma mesma altura, tendo uma variação que não vai destoar muito, mas que também não prejudicará o lojista que tem uma porta mais alta que outros.

“Essas sugestões foram feitas pelos próprios lojistas e estamos atendendo a esse pedido de forma a diminuir o custo. Ainda vamos preservar um padrão visual mais limpo e agradável ao consumidor, que é o mais importante”, justifica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Miguel Faria.

A ideia apresentada é que as obras já tenham inicio para que até o dia 30 de outubro, tudo esteja pronto. Dessa forma, os comerciantes poderão receber o movimento do natal, já com uma nova proposta. Os lojistas presentes demonstraram satisfação com a forma que ficou a proposta e solicitaram apenas que, a prefeitura atue na fiscalização dos lojistas que se recusarem a seguir com o projeto.

A maioria dos presentes, tanto representantes de classe, quanto comerciantes, concordaram em seus posicionamentos, com a proposta de que é preciso renovar o centro da cidade e criar um diferencial para atrair mais consumidores. Principalmente tendo em vista que a cidade está para inaugurar seu segundo Shopping, que somado à internet divide ainda mais os consumidores.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Humberto Dutra. O presidente da Associação Comercial Industrial de Uberaba – Aciu, Manoel Rodrigues Neto, esteve presente e reforçou que a ideia é futuramente estender o projeto para outros pontos de Uberaba, seguindo pela Arthur Machado, até a presidente Vargas.

Participaram ainda da mesa dos trabalhos o diretor da CTBC/Uberaba, Luiz Eduardo da Cunha Peppe; o diretor Comercial e de Expansão da CDL Uberaba, Ângelo Crema, e o empresário Sebastião (Tião) Silva. O vereador João Gilberto Riposatti também participou da reunião.

.

Fonte: Jorn. Natália Melo/Comunicação PMU, com adaptações - Fotos: Lúcio Castellano/CDL

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.