A proposta coloca a área central da cidade de Uberaba preparada

para a nova realidade de mercado.

O Calçadão hoje existente na Rua Artur Machado foi implantado a partir da Praça Rui Barbosa até a aproximação com a Rua Alaor Prata, somando duas quadras. Neste trecho há um projeto do paisagista Roberto Burle Marx que não foi implantado.

A proposta de requalificação do Calçadão, que mobiliza Sebrae, CDL, Aciu, Sindicomércio, Senai, Senac e a Prefeitura de Uberabao, tem como diretriz a implantação do desenho original elaborado por Burle Marx, bem como sua expansão até a Praça da Liberdade Zumbi dos Palmares. A expansão do circuito de pedestres possibilitará a valorização das edificações históricas, além de incentivar o comércio local e atrair novos empreendimentos comerciais e culturais.

Outra ação necessária à requalificação da rua é a redução da poluição visual causada pela não padronização da publicidade comercial. Um elemento de integração dos espaços comerciais, através de uma marquise, possibilitará unidade visual e proteção contra as intempéries.

Transformar o Calçadão em um shopping a céu aberto,  é um projeto da Prefeitura em parceria com outros órgãos que pretende beneficiar quem trabalha no local. O objetivo é a revitalização da rua, por meio da melhoria da infraestrutura e da gestão do comércio local. Shopping a céu aberto é um empreendimento que se tornou popular em várias cidades do Brasil.

“A revitalização do centro da cidade é um assunto que vem sendo debatido há décadas em Uberaba. Precisa ser concretizado. A vinda de um segundo shopping center para a cidade exige que as lojas do comércio central estejam preparadas para os novos desafios do mercado”, comentou, ontem,  o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas). Miguel Faria destacou a importância da reunião realizada este mês na Aciu, com a presença do prefeito Paulo Piau e diversas lideranças do segmento empresarial.

“É preciso que cada ente envolvido na proposta faça sua parte, bem como os comerciantes, para que a região central da cidade seja atrativa para o público consumidor. Um calçadão bem preparado, moderno e que ofereça, realmente, conforto para as pessoas que para lá se dirigem”, diz.

O dirigente lojista observou, em seguida, que as entidades de classe “não realizam obras”, sendo atribuição do Poder Público. “Nosso papel é incentivar que as obras possam ser executadas. Com a junção de forças, esperamos que em breve tenhamos um centro revitalizado e que todos comerciantes e prestadores de serviço da área venham aderir ao projeto. Do contrário, poderão ficar no esquecimento dos consumidores”, advertiu. Miguel Faria reforçou quanto à necessidade de todos empreendedores investirem nos seus negócios, para que possam alcançar melhores níveis de produtividade e rentabilidade, além de continuarem dentro do mercado.

Explicou que a Prefeitura arcará com as despesas de colocação de novo piso no Calçadão, além do planejamento para a nova estrutura. Por conta das empresas, o novo modelo de fachada proposto que aponta para o fim da poluição visual, a exemplo do adotado há alguns anos na cidade de São Paulo. “As pessoas estarão no Calçadão vendo as vitrines como se fosse um shopping a céu aberto. Hoje, infelizmente, o centro da cidade está agonizando. É um cartão de visitas da cidade. Precisa ser um setor convergente de consumidores locais e da região”, concluiu o presidente da CDL Uberaba.