Na última sexta-feira fiquei mais de meia hora esperando minha esposa terminar de aprontar para ir a uma festa. Ela queria ir muito bem arrumada e maquiada, afinal era uma festa.

Todos os dias milhares de vendedores também vão a festas. Infelizmente poucos se aprontam, poucos se arrumam adequadamente conforme o evento exige.

Esta "festa" a que me refiro é o dia a dia das lojas. Imaginem a festa de uma debutante de 15 anos: o salão arrumado, as mesas organizadas, o bifê preparado, a decoração, enfim, tudo pronto para a chegada dos convidados e o grande momento da chegada da aniversariante. A loja, ou o salão de festas, também precisa estar limpo e organizado todos os dias para esperar os convidados que são os clientes. Em verdade os clientes querem e merecem ter uma recepção à altura onde tudo esteja preparado para eles, onde tudo seja para eles e que a equipe da festa, nós os vendedores, estejamos bem vestidos e prontos para oferecer-lhes a melhor experiência possível.

Outro ponto extremamente importante é a postura do vendedor. Ele deve ser cortês, gentil, educado e profundo entendedor do assunto. Deve conhecer a mercadoria, o mercado e as necessidades e vontades do cliente. E ainda deve gostar de gente, ser especialista em pessoas.

Quando tudo está em ordem, quando o preparo intelectual e social se encontra com a estrutura então festa será de gala. Haverá espetáculo e todos os convidados sairão felizes e comentando positivamente. Aí surgirá a fidelização.

Então meu amigo e colega vendedor, atendente ou prestador de serviço, antes de sair de casa se prepare de corpo e alma para ir a uma festa. Uma festa de atendimento e de vendas onde o show será seu, porque no final das contas o convidado vai te aplaudir e ficar seu fã!

Fulvio Ferreira  - Conselheiro da CDL Uberaba Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista. fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.