Ontem foi comemorado pela Igreja Católica o Dia de São José. José foi o pai de Jesus Cristo. José era marceneiro, muito dedicado à família e muito trabalhador. Por isto recebeu o título de "protetor das famílias" e "padroeiro dos trabalhadores".

O mundo moderno impôs ao mercado de trabalho muitas profissões, cargos e títulos. E alguns planos de carreira se encarregaram de tipificar funções, obrigações e salários. Até pouco tempo o números de cursos superiores era restrito. Quem mais se dividia era a engenharia. Hoje, porém, temos cursos que são a subdivisão de outros, e outros mais que já são derivados daqueles e por aí vai. E nem sempre o mercado de trabalho está pronto para absorver profissionais cujos cursos não são bem claros nas suas propostas e capacitações.

O trabalho se impõe à vida humana como uma obrigação. Todos temos que trabalhar, isto é fato. Da mesma forma que é real que muitos trabalhadores não gostam dos seus ofícios, isto é, não gostam daquilo que fazem. Então surge o mau profissional, aquele que trabalha emburrado, de mau humor e sem paciência.

É bem verdade que nem sempre conseguimos fazer aquilo que gostamos mas devemos gostar daquilo que fazemos. Trago como exemplo a profissão de vendedor que deve ser enxergada como uma carreira. Para o exercício do cargo de vendedor o profissional precisa receber constantes informações, reciclagens e atualizações, assim como quaisquer outras profissões. Mas no caso específico do vendedor, seja ele de uma loja, de uma concessionária ou mesmo um vendedor externo _ aquele que vai até o cliente _ é imperativo que ele goste de pessoas! Que ele entenda de gente. Na profissão de vendedor tudo é técnica e tudo é treinamento desde que se goste de pessoas.

E para você que não está plenamente satisfeito com o seu trabalho páre um pouco e reflita, aonde está o problema? Será que está na empresa ou será que é você o portador das dificuldades? Será que o seu salário é pequeno por falta de valorização ou dificuldade da própria empresa ou porque o seu rendimento é limitado. Encontre pois as respostas e "mãos à obra". Busque ser melhor e faça mais pelo seu cliente e por você!

Talvez mudando a si próprio primeiro o seu entorno ficará melhor. Ou com outras palavras: Seja o autor da sua mudança, seja responsável pela sua evolução e colha os frutos que serão seus! E ....... bom trabalho!

Fulvio Ferreira - Membro do Conselho Superior da CDL Uberaba, em depoimento ao "Coluna Sete", da Rádio Sete Colinas - AM 1120, de Uberaba-MG Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

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