Por Lúcio Castellano  Solenidade reuniu cerca de 600 convidados em Belo Horizonte. Miguel Faria, presidente da CDL e vice-presidente da FCDL-MG, representou a Federação no evento

O Sebrae Minas empossou, na noite de quinta-feira (15/01), o novo  presidente do seu Conselho Deliberativo, Olavo Machado Junior, e os membros de seu Conselho Fiscal e Diretoria Executiva para a gestão 2015-2018. A solenidade, realizada nas novas instalações da sede do Sebrae, em Belo Horizonte, reuniu cerca de 600 convidados e contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, além de autoridades políticas e empresariais.

Olavo Machado Junior, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), sucede Lázaro Luiz Gonzaga, presidente do Sistema Fecomércio-MG, Sesc, Senac e Sindicatos, que dirigiu o Sebrae Minas entre 2011 e 2014. Na transferência do cargo, Lázaro Gonzaga apresentou os resultados do Sebrae durante sua gestão, chamando a atenção para as mais de 782 mil micro e pequenas empresas (MPE) atendidas nos últimos quatro anos. “Conseguimos garantir, aos empreendedores mineiros, amplo acesso aos serviços e produtos do Sebrae”, disse.

Em seu discurso de posse, Olavo Machado Junior destacou que "a parceria, a participação e a solidariedade explicam o sucesso do Sebrae ao longo de décadas”. Afirmou que seu objetivo à frente da instituição será “orientar e traçar metas para transformar as MPE em grandes organizações, geradoras de emprego e desenvolvimento”. O novo presidente ressaltou entre os os desafios da nova gestão, o combate à informalidade, a ampliação do acesso ao crédito e a oferta de mão de obra mais qualificada às MPE. E foi categórico em sua interpretação sobre a real necessidade do segmento. “É preciso desmistificar falsos conceitos: ser micro e pequeno é apenas um estágio”, frisou, ao falar sobre a urgência de medidas que desburocratizem e equacionem as obrigações fiscais e tributárias, para facilitar a trajetória de crescimento dos pequenos negócios.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, José Claudio dos Santos, também lembrou a importância de o Brasil evoluir nesses temas. “O Sebrae está comprometido com o desafio de implantar a transição tributária que estimule o crescimento dos pequenos negócios”, afirmou. Segundo o diretor, o modelo atual de tributação inibe ou adia a decisão do empreendedor de crescer.

José Claudio falou ainda do empenho do Sebrae em capacitar continuamente as MPE para os desafios do mercado. “O empreendedor precisa entender que a capacitação é um investimento necessário”, frisou. E destacou as iniciativas do Sebrae em apoiá-lo nesse sentido. “Esta é a casa do conhecimento que está sendo entregue hoje à sociedade e aos pequenos negócios”, disse, se referindo ao Centro de Referência em Educação Empreendedora, que passará a funcionar em março, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.

Encerrando a solenidade, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, lembrou a participação do Sebrae no apoio permanente aos pequenos negócios e no desenvolvimento econômico do estado e do país. “Estou aqui para homenagear todos os empreendedores do estado que trabalham, geram emprego, renda e conferem dinamismo a nossa economia.”

Na solenidade, também foram empossados os novos membros do Conselho Fiscal do Sebrae Minas: Domingos Gatti Bavuso, Heli de Oliveira Penido e Raimundo Sérgio Campos, como titulares; Alfeu de Freitas Abreu, Daisy das Graças Fernandes e Rosane Ferraz Venturi Bitencourt, como suplentes. Na Diretoria Executiva, tomaram posse Afonso Maria Rocha, diretor-superintendente, Anderson Costa Cabido, diretor de operações e Fábio Veras de Souza, diretor-técnico.

Fonte: Aline Freitas - Assessoria de Imprensa Sebrae Minas, com adaptação