Você por acaso conhece alguém que trabalha, no final do expediente, olhando para o relógio? Se você é assim, então você é morno! Você é daquelas pessoas que sempre olha no calendário a procura de um feriado? Então você é morno! Por acaso você conta os dias de maneira até insensata pela chegada das férias? Então você é morno! Você é ou conhece alguém que, quando cumprimenta outra pessoa, pega na mão quase que sem encostar? Então você é morno! O seu abraço é superficial? Então você é morno! Morno aqui é a pessoa que não se doa. É quem vive no modo economia de energia; não se empolga com nada. Não vibra, não sua, não ama! Morno é quem não mostra todos os dentes ao sorrir, é quem não dá uma gargalhada tampouco chora de tristeza ou de emoção. A pessoa morna, via de regra, não exprime emoções, diante de todas as situações; é sempre limitado no aspecto empolgação. E todas estas restrições acabam por afetar suas competências. As empresas hoje querem pessoas de corpo e alma. Querem pessoas se sejam razão e emoção, querem alguém que saiba ouvir o cliente, entender e oferecer a melhor solução. Enfim, alguém que seja 100% naquilo que faz! Se nós não aperfeiçoarmos nossos sentimentos em breve seremos substituídos por máquinas que não tem limite, não se cansam e (ainda) não tem sentimento! Fulvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista. www.fulvioferreira.com.br

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