Camaleão é o nome dado a uma das espécies mais conhecidas de lagartos. Está presente em grande parte da África e em algumas partes da Europa entre outros. O camaleão é muito conhecido pela sua grande habilidade de trocar de cor, por sua língua rápida e pelos seus olhos que podem se mover independentemente um do outro.

Estas capacidades do camaleão foram surgindo e sendo aperfeiçoadas a partir da necessidade de sobrevivência.

Hoje vivemos numa selva. Tanto para as empresas quanto para os profissionais a situação está muito adversa. Tudo aquilo que era verdade, que era lei num passado recente tem se transformado numa velocidade muito grande. Quem estava em posição confortável hoje é ameaçado pelo novo. Empresas que que eram poderosas correm o risco de sucumbir caso não se atualizem. O mesmo ocorre com os profissionais; todos precisamos de muito estudo e de muita inovação.

Com outras palavras: para sobreviver no Mercado mister que tenhamos grande capacidade de adaptação. Se preciso temos que mudar de cor, sermos mais ágeis e mais precisos. Mesmo que isso signifique mudar de ramo, de endereço ou similar.

Na floresta os animais saem todos os dias de suas tocas para caçar e para manter a sobrevivência. Aqui, em nosso mundo, não é diferente. Precisamos de muita habilidade para mudar, para enfrentar o novo e, sobretudo, para ser o novo!

Então, se você não é poste, seja um camaleão!

Fulvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba 

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.