CDL Uberaba

Buscar no site

Histórico

No final dos anos setenta, com a chegada na região de organização de vendas em nível nacional, os lojistas utilizando as experiências dessas empresas decidiram criar o Clube de Diretores Lojistas de Uberaba, motivados pelas dificuldades que os empresários do comércio varejista encontravam em administrar seus créditos e cobrança, exatamente pela falta de experiência e pela ausência de um serviço competente de PROTEÇÃO AO CRÉDITO, e em decorrência do crescente número de inadimplentes.

O ponto de partida para a concretização do Movimento Lojista Uberabense: 10 de junho de 1980. Surge o CDL.

Os lojistas liderados por Ronaldo Batista Machado formaram a primeira diretoria, tendo como o primeiro endereço uma pequena sala de 10 metros quadrados na PRAÇA RUI BARBOSA, ao lado da sede da Prefeitura.

Até os dias atuais, muitos diretores doaram seus serviços para a entidade, compondo oito administrações.

Estas administrações foram lideradas na seqüência pelos presidentes: Ronaldo Batista Machado (in memorian), Januário Marques de Oliveira, Lucio Antonio Scalon, Arnaldo Santos Anjo, Daniel Fabre, Mario Vilmair Silvestre Pereira, Antonio Alberto Stacciarini (in memorian), Fakher Azor Fakhouri e atualmente Fúlvio Ferreira.

Dentro desta seqüência de presidentes, em 21 de novembro de 1994, alterou-se a denominação CDL para Câmara de Dirigentes Lojistas seguindo uma decisão tomada na 35ª Convenção Nacional do Comércio.

Os diretores da CDL Uberaba sempre mantiveram bom relacionamento com os demais dirigentes classistas do movimento lojista e das outras organizações congêneres, prova disso é a presença de companheiros da CDL Uberaba fazendo parte da composição como vice-presidentes da FEDERAÇÃO DAS CAMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DE MINAS GERAIS – com destaque o Lucio Antonio Scalon que atuou como presidente da Federação.

A CDL Uberaba serviu de exemplo e foi a incentivadora da formação de outras CDL´s na região como PERDIZES, SANTA JULIANA, CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS, NOVA PONTE E ARAXÁ.

Com a integração em nível nacional dos SPC’s a CDL assinou, com a ACIU, convênio para a criação de um banco de dados comum às duas entidades, facilitando aos usuários dos serviços o acesso único à informação de restrições dos inadimplentes e constituindo assim o SPC Uberaba.

Depois de 23 anos de esforços e dedicação de todas as administrações, foi inaugurada a Sede Própria em 18 de dezembro de 2002 sob a presidência do Sr. Mario Vilmair, sendo que este mesmo prédio teve suas obras iniciadas pelo presidente Arnaldo Santos Anjo, em sua gestão.

A conclusão do último piso – inaugurado dia 13 de maio de 2005 -, como salão de eventos, toda mobília da sede e a infra-estrutura necessária para atender o associado e a comunidade, se deu no mandato do  presidente, Antonio Alberto Stacciarini.

A CDL hoje está dividida em departamentos: SPC, jurídico, cobrança, financeiro, faturamento, administrativo, comercial, convênios saúde (UNIMED, RN METROPOLITAN  e UNIODONTO). E mais: Cheque Garantido, Consultoria Financeira, Videoteca e Biblioteca.

O site www.cdluberaba.com.br proporciona a seus associados acesso a consultas no SPC Brasil, com total segurança, além de atualização permanente com notícias relacionadas ao Movimento Lojista Nacional e à própria CDL Uberaba. Ainda na área da comunicação, dispõe do informativo impresso oficial “FOCO EMPRESARIAL DO LOJISTA”.

A entidade desenvolve, de forma ativa e permanente, ações promocionais e campanhas para incentivar o comércio lojista local, através de campanhas relacionadas às principais datas comemorativas, dentre elas, Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças.

O Departamento de Marketing CDL é responsável pela criação das campanhas promocionais e inclusive é aberto para atender às necessidades do associado, na elaboração e confecção de peças publicitárias e ferramentas de marketing.

A CDL também oferece em sua sede três espaços para eventos disponíveis aos associados e não associados:

*auditório com 250 lugares (Data-show, Mesa de som Completa e DVD),
* salão de eventos com capacidade para 300 pessoas.

O maravilhoso, confortável e destacado edifício ornamenta e enriquece a arquitetura uberabense

Em terreno doado pela PREFEITURA e CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA, na gestão do prefeito Marcos Montes Cordeiro – terreno este localizado anexo a esta sede, foi construído o CETECO (CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO COMÉRCIO DE UBERABA). O empreendimento mantido pela CDL tem mais de 1.500 m2 de área construída. Objetiva promover e implantar programas de qualificação profissional, bem como o ensino e a pesquisa, direcionados ao mercado de trabalho ligado ao comércio e a prestação de serviços, propiciando assim uma melhor qualificação profissional a empresários proprietários de micro e pequenas empresas associadas à entidade e seus funcionários. O CETECO dispõe de 8 salas de aula e um auditório para 100 pessoas, oferecendo todos os recursos necessários aos mais diversos tipos de eventos.

O objetivo da CDL de Uberaba é totalmente voltado ao desenvolvimento das empresas associadas, de seus dirigentes e funcionários e do crescimento em um todo da nossa cidade de Uberaba, visando o aumento de negócios e principalmente gerando empregos, riquezas e oportunidades de trabalho.

SPC on-line
Confira a programação dos cursos CETECO

Informativo CDL Uberaba


Mérito Empresarial - Anual 11 de novembro de 2017


Faça o download

Parceiros


Uniodonto
Unimed Uberaba