É hábito do brasileiro e talvez seja até cultural o costume de pedir desconto. Talvez esteja intrinsecamente ligado à máxima levar vantagem em tudo.

Por outro lado as próprias empresas incentivam este "pedir descontos" através de diversas políticas de descontos crescentes, vantagens e outros benefícios.

É comum o cliente se sentir motivado a comprar mais para ganhar isto ou aquilo. A vantagem pode ser em forma de desconto, de pontos ou mesmo um prêmio. Em verdade estas práticas, salvo algumas nobres e honrosas culturais exceções, são comuns a vários países desenvolvidos, com destaque para os Estados Unidos.

Quantas e quantas pessoas já compraram um minúsculo sanduíche apenas para ganhar o brinquedo?

Ou já encheram o tanque de combustível pagando mais caro sob o incentivo de receber de presente um litro de refrigerante?

Ou mesmo comprar um pacotão de determinado produto para ter de brinde algum mimo exclusivo?

Até aí nada de mais. Porém, o brinde mais esperado, aquele que é mais relevante e nem sempre o cliente se dá conta da sua falta e que na maioria das vezes lojistas, gerentes e vendedores também não o entregam; aliás, deveria ser obrigação, é o sorriso!

Um sorriso verdadeiro, acompanhado de um olhar nos olhos e de um agradecimento sincero e algumas poucas palavras como:

Muito obrigado por comprar aqui!

Muito obrigado pela preferência!

Lhe agradeço muito!

Será que estas ações vão doer?

E que tanto elas valerão mais que um brinde sem muita finalidade?

Tenho certeza que a sinceridade de um olhar nos olhos, que palavras doces e verdadeiras farão muito mais efeito na fidelização que algo material.

Muito obrigado por ler este texto!

Fulvio Ferreira – presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.