Por Lúcio Castellano

O volume de uberabenses com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores apresentou um recuo no último mês de setembro. De acordo com dados do indicador do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), houve uma retração de (-) 21,87% na quantidade de inadimplentes na comparação entre setembro deste ano com o mesmo mês do ano passado.

Na comparação do acumulado de janeiro a setembro, o indicador apresentou queda de (-) 22,63%, diante do resultado dos primeiros nove meses de 2016. Vale destacar que o consumidor incluído no sistema, através de alguma conta em atraso e com o CPF restrito, fica impedido de contratar crédito ou fazer compras parceladas.

O SPC Uberaba é mantido, em parceria, pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).

Nesta segunda-feira (16), o presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, divulgou o balanço também relativamente às consultas ao serviço, o que indica o movimento de compra a prazo. No período janeiro-setembro’17, o crescimento foi de (+) 7,74% nas informações prestadas pelo SPC Uberaba, comparativamente a janeiro-setembro’16. Quando a análise é de setembro’17 com setembro’16, o percentual aponta crescimento de (+) 15,34% nas consultas formuladas por empresas associadas às duas entidades.

Ao avaliar os resultados do relatório, Fúlvio disse que “o comércio começa a recuperar o que perdeu nos últimos meses”, através de melhor movimentação vendas, enquanto o consumidor local tendo um pouco mais de dinheiro mantém sua característica de ser bom pagador, ou seja, com suas contas em dia.

Ainda sobre os percentuais apurados, o dirigente lojista se diz otimista e que 2018 será um ano “muito melhor”. Quanto ao último trimestre deste ano, Fúlvio diz que a “expectativa é boa”, ao acrescentar que a entidade tem recomendado que todo lojista, todo empresário faça a lição de casa, ao enfatizar que já é hora de  preparar e revitalizar a loja no tocante, por exemplo, ao treinamento de funcionários e a decoração de vitrines, para estar pronta para receber o cliente no final do ano. “Com certeza nós vamos ter um Natal muito melhor do que foi 2016”, concluiu.

 

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