Por Lúcio Castellano

Serviço mantido em parceria pela CDL e Aciu apura aumento em mais de 12% no volume de consultas no  primeiro mês do ano  

De acordo com relatório do SPC Uberaba, divulgado nesta quinta-feira (8), o volume de consultas ao serviço mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), cresceu (+) 12,13%, em janeiro, diante de igual período de 2017. “O resultado é expressivo. Demonstra, uma vez mais, a retomada do varejo”, diz Fúlvio Ferreira, presidente da CDL.

Ainda conforme o balanço mensal, o mês de janeiro apresentou aumento de (+) 21,52% na quantidade de consumidores que tiveram alguma dívida registrada no órgão de proteção ao crédito.  Entretanto, foi registrado índice favorável com relação aos consumidores já inadimplentes que buscaram sair do vermelho. Segundo o SPC Uberaba, em janeiro subiu (+) 37,12% o volume de pessoas que fizeram algum tipo de negociação para sair do cadastro de inadimplente, frente aos que deixaram o cadastro de devedores ao longo do primeiro mês do ano passado.

Fúlvio observa, contudo, que nos próximos meses o número de uberabenses com dívidas em atraso caia progressivamente, pois já quitaram a maior parte dos compromissos contraídos no final de ano, bem como os acertos quanto a matrícula e material escolar e impostos como IPVA e IPTU etc...

O dirigente lojista, de outra parte, ao comentar sobre o período carnavalesco disse que alguns setores do comércio e da prestação de serviços são mais beneficiados, dentre os quais a área de alimentação. Uma dica para os demais é a realização de promoções, antes e depois do Carnaval, para compensar os dias de recesso. Fúlvio tem expectativa de efeito “lento” da economia para os dois segmentos [varejo e prestação de serviços] ao longo do primeiro trimestre.

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