Uma das mais comuns siglas usadas no meio popular empresarial é TBC que significa tire a bunda da cadeira.

Estamos em 2017 vivendo um período de crise, com praticamente 13 milhões de desempregados no país e, ainda assim, encontramos vendedores preguiçosos. Sim vendedores pesados que pregam seus traseiros numa cadeira, que se debruçam sobre uma mesa quando não há clientes.

Porém quando o cliente chega na loja ao invés de dar um salto da cadeira, abrir um largo sorriso e ir ao encontro do cliente já o cumprimentando e dando boas vindas esta pequena parcela de vendedores continua sentada, com cara amarrada e esperam passivamente pela chegada do cliente.

Quero aqui lembrar que o cliente é o Rei, que é exatamente o cliente quem paga todos os salários dentro de uma loja, dentro de qualquer empresa. Assim ele, o cliente, precisa obrigatoriamente ser tratado com carinho, respeito e atenção. Em verdade, o vendedor, o atendente, o consultor em vendas deve estar a maior parte do tempo em pé. Deve circular pelo salão de vendas, conhecer e reconhecer as mercadorias, limpar, organizar, fazer marketing ativo enquanto a loja está vazia, enquanto não há clientes.

Entretanto, quando o cliente põe os pés dentro da loja aí o profissional deve parar tudo e ir ao encontro dele. Deve cumprimentá-lo de maneira agradável, saudá-lo e se apresentar dizendo seu nome, seu cargo e que está a sua disposição para ajudar e para servir. Mais, o vendedor deve deixar o cliente à vontade para querer ou não a presença do vendedor junto porém, a qualquer momento, ele estará por perto e à disposição. E, se o atendimento for feito diretamente num ambiente com mesa e cadeira, o vendedor deve se levantar para receber o cliente com mesmo roteiro citado há pouco.

Isto é fácil?

Claro que não!

Encontrar um profissional vendedor está difícil. Cada dia que passa está mais escasso conseguir alguém que, antes de abordar o cliente, chegue primeiro com o coração, isto é, alguém que faça com amor!

Por isso a importância de treinar, capacitar e reciclar as equipes. Deixar todos de uma empresa bem afiados e prontos a prestarem o melhor atendimento lembrando que quem deve ficar sentado é motorista.

Aliás, vendedor é condutor da realização das vontades e necessidades do cliente.

Afinal o cliente é o Rei!

E o Rei é quem paga nossos salários!

Fúlvio Ferreira / presidente da CDL Uberaba 

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

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