Presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira participou do seminário

O anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), um seminário sobre segurança pública para discutir e apresentar propostas visando à constituição do Pacto de Ação Institucional pela Segurança Pública. O evento recebeu além do Prefeito Paulo Piau e o vice-prefeito, João Gilberto Ripposati, secretários municipais e autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de representantes de deputados, Polícia Militar, Civil e Federal, Rodoviária Federal, entidades da sociedade civil e demais envolvidos e interessados.

Entre as presenças estiveram os vereadores Agnaldo Silva e Kaká Carneiro representando a Câmara Municipal de Uberaba, e Romeu Borges, presidente da G9 e do Sindicato Rural de Uberaba. De acordo com o prefeito Paulo Piau, o objetivo das discussões é instituir um pacto de ação institucional e social pela segurança pública, ou seja, que as instituições se fortaleçam no combate ao crime. “O que queremos como resultado é que a segurança efetiva das pessoas seja evidentemente melhorada. Esperamos investimentos, tanto de ordem federal quanto estadual, para que nossa cidade seja fortalecida. Os recursos já estão assegurados com R$15 milhões do Ministério da Justiça, e a Prefeitura estará disponibilizando R$2 milhões para investimento em tecnologia. Mas não podemos avançar em projetos sem também ouvir a comunidade”, pontuou o prefeito.

Tecnologia e Inteligência – Coube ao secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, capitão Roberto Alves de Oliveira, apresentar o Pacto de Ação Institucional pela Segurança. Ele mostrou dados como a taxa de crimes violentos em Minas Gerais e roubos e furtos de veículos, mas o ponto algo da apresentação foi sobre o projeto “Cinturão de Segurança – Cidade Vigiada”, que envolverá um circuito de câmeras com leitura avançada de placas de carros, aliado a alta tecnologia para identificação de veículos roubados.

“Importante lembrarmos que segurança pública, constitucionalmente, é um tema de responsabilidade do Governo Federal e dos estados. Mas o cidadão compreende que o mais próximo dele é o município, e vê na Prefeitura a figura do estado”, explica o secretário. “O grande projeto que se toca neste momento é o Cinturão Eletrônico de Segurança. É um projeto que contará com o envolvimento da Polícia Militar e a forte participação da Guarda Municipal”.

Sobre o projeto do Cinturão de Segurança, o secretário de Comunicação e presidente da Codiub, Denis Silva, esclareceu que o trabalho vem sendo desenvolvido desde o começo do ano. “Nós já avançamos muito com a ajuda da Sedest e o Conselho de Segurança Pública, e junto aos companheiros da comissão que o prefeito instituiu para batalhar pelas tecnologias que sejam adequadas para Uberaba. Fizemos visitas a algumas cidades, como Indaiatuba, e estamos em contato com pessoas de fora para trazer para a Codiub uma expertise naquilo de melhor que devemos fazer, para dotar a cidade de um sistema de segurança adequado. A intenção é aproximar cada vez mais a Codiub do serviço ao cidadão, e segurança pública é o que o cidadão mais precisa hoje”.

Com diversos painéis e discussões sobre as políticas públicas de segurança para o município, os presentes acompanharam dados sobre a criminalidade, os avanços nas ações de prevenção e educação, bem como novas perspectivas e o empenho de toda a Prefeitura para o monitoramento da segurança, destacando a união dos grupos de trabalho das secretarias em uma força-tarefa com foco na melhoria da segurança aos cidadãos.

Atuação Preventiva - Já dentro das ações preventivas já feitas pelo município, a secretária de Educação Silvana Elias apresentou o Comitê de Ações Integradas e Preventivas de Segurança Pública 2017, formado por ações de diversas secretarias com o propósito de promover a segurança desde a base da educação. Segundo ela os resultados, mesmo ainda não sendo palpáveis, mostram que o caminho para não enfrentar uma segurança pública problemática é prevenir.

“As ações preventivas são muito importantes, e mais importante ainda é o secretariado, em toda a execução de políticas públicas, compreenderem que juntos podemos muito mais. É construirmos juntos uma ação mais integrada em função de uma sociedade mais saudável e menos adoecida. O Comitê já tem feito várias ações nesse sentido, e faremos ainda mais”, frisou Silvana Elias.

Também acompanhando a reunião, o vice-prefeito João Gilberto Ripposati destacou a importância das ações contínuas e do fortalecimento dos conselhos comunitários de segurança, sendo importante manter as oportunidades de discussões. Segundo ele, é preciso mais envolvimento popular para que todos possam contribuir para construir novas políticas públicas.

O tenente-coronel PM Waldimir Soares Ferreira destacou, em sua participação, que é de todos o direito e a responsabilidade da segurança pública. Ele falou sobre as questões de segurança do município e o trabalho da Polícia Militar, e também parabenizou a prefeitura pela iniciativa do U+20. O chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, o Delegado Geral Heli de Andrade, também esteve presente e falou sobre a Polícia Judiciária e o processo de combate aos crimes correlatos com furtos e roubos de veículos na cidade.

Já o juiz federal Élcio Arruda aproveitou sua fala para pontuar sobre a ausência de atores importantes da segurança pública, e falou dos processos criminais e de repressão ao crime, além de destacar as iniciativas da Prefeitura. “Com essas ações que a Prefeitura efetivamente vem cumprindo no que diz respeito a educação, cultura, saúde, infraestrutura, família e solidariedade, realmente demonstra a preocupação de que a política social é a melhor política criminal. É algo muito promissor e para o bem da população”.

Fonte: Luiza Carvalho – Jornalista Secom/PMU, com adaptação