Por muitas vezes um empresário é chamado de empreendedor. Mas será que todo empresário é um empreendedor? E todo empreendedor, é um empresário?

Empresário é aquele que é responsável por uma empresa; aquele que empreende um negócio.

Empreendedor é um indivíduo cheio de iniciativa e vontade para iniciar projetos novos, mesmo quando são arriscados; é ativo, enérgico e dinâmico.

O empresário cuida da sua tarefa com muita competência, estilo e disciplina. Anda sempre nos trilhos, é pontual e exige estas características de sua equipe. É também cauteloso, prudente e não impõe muitos risco à empresa.

Já o empreendedor adora correr riscos; normalmente calculados. Enxerga os objetivos com clareza, tem faro para oportunidades e tem tolerância para frustrações. É também característica do empreendedor a liderança e a dedicação.

Daí podemos afirmar que nem todo empresário é um empreendedor. E pode ser que nem  todo empreendedor seja um empresário. Quero dizer que um aluno, um professor ou mesmo uma dona de casa pode ser um empreendedor nas suas funções e tarefas. Da mesma sorte que um empresário pode ser nada mais que um gestor, que um "tocador" de negócios.

Porém, quando a função encontra com o perfil, isto é, quando o ser empresário encontra com as características empreendedoras o resultado é uma empresa ativa, dinâmica e de vanguarda. Esta união, esta aliança resulta em empresas comerciais, industriais, de prestação de serviços enfim, empresas de quaisquer ramos e portes onde o cliente se sente bem, onde o cliente é bem tratado e valorizado. Empresas onde o tradicional tem lugar ao lado do novo, onde o real se funde com o virtual e empresas onde a inovação se traduz em dinamismo, competência e ousadia.

Por outro lado você empregado, profissional liberal e mesmo empresário pode e deve criar em si características empreendedoras. Estude muito, conheça o mercado, desenvolva liderança, disciplina e muito espírito criativo. E trabalhe estas características diuturnamente.

E quando alguém falar sobre limites, quando alguém lhe mostrar barreiras e dificuldades não acredite. Enxergue mais longe, seja determinado e ousado afinal você é um empreendedor!

Fulvio Ferreira - Membro do Conselho Superior da CDL Uberaba/depoimento à Rádio Sete Colinas, de Uberaba-MG Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.