Me perguntaram recentemente porquê umas empresas atendem tão bem enquanto outras atendem tão mal?

A diferença salta aos olhos!

É incrível como vendedores de uma loja podem ser dedicados e atenciosos enquanto outros esperam que você os chame e peça para ser atendido.

Um cliente me contou que recentemente esteve numa loja de artigos esportivos acompanhado de seu filho de 15 anos. Entraram na loja e se dirigiram até uma vendedora. Cumprimentaram-na e o pai disse a ela: quero dar um par de tênis para meu filho.

Ela imediatamente respondeu:

Que bom!

E se voltou para o rapaz e lhe perguntou que tipo de tênis ele queria, qual o modelo e qual a cor.

Quando o adolescente respondeu que não tinha definido e que gostaria de ver os modelos existentes, o semblante da vendedora mudou.

Se transfigurou na imagem de uma pessoa tranquila para a imagem de uma pessoa que está diante da maior barreira que possa existir para fechar qualquer venda.

A vendedora, em verdade, claramente deu sinais de dificuldade e de preguiça.

Dificuldade em traduzir os anseios e vontades do garoto em opções e sugestões.

Preguiça de ouvir, de perguntar mais e de ir até o estoque checar o que havia.

Podemos definir que havia descaso e desinteresse em servir.

Mas por quê?

Qual é a razão desta ação?

Seguramente a vendedora não gosta de pessoas.

E, em segundo plano, a moça não possui nenhuma capacitação técnica para vender calçados.

Essa história nos leva a refletir:

- será que eu tenho feito a minha parte no contexto da empresa, contexto social e escolar?

- quanto custa atrair um cliente para dentro da loja?

- vale a pena investir em cursos em palestras?

Ora, claro que sim!

Pessoas tristes, de baixo astral atraem para a empresa energia negativa.

O contrário é verdadeiro:

Pessoas bem treinadas, com capacidade de desprendimento e que possuem garra, determinação e ação estão prontas para o que vir pela frente.

Uma pessoa que aceita uma tarefa, que topa um desafio esta é a pessoa que fará diferença.

Que saberá ouvir, entender e oferecer.

E quando se entende o cliente, quando seus olhos brilham por aquela mercadoria aí a venda está decidida. Situações como pagamento, se haverá entrega em domicílio entre outros são importantes e aí será o momento oportuno de estreitar relacionamentos,

Então será a hora de fazer com que seus clientes se transformem em amigos; aliás, muito mais, que eles se transformem em curtidores e em fãs!

Porque os fãs são fiéis, te defendem e serão passionais por você, pela marca e por sua história!

Fulvio Ferreira – Presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

fulviopalestrante@outlook.com

fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

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