A Unidade II Univerdecidade da UFTM foi inaugurada terça-feira (19) em Uberaba, pela vice-reitora no exercício da Reitoria, Ana Lúcia de Assis Simões, nomeada para Gestão 2014-2018, pelo professor Virmondes Rodrigues Júnior, reitor na gestão 2010-2014, e pelo secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller. Também participaram da cerimônia o diretores do ICTE, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo e o do Icene, Luiz Fernando Rodrigues.

Diante de um público convidado de alunos, professores, técnicos-administrativos, autoridades municipais, estaduais, foram descerradas duas placas. A primeira referente às Instalações do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais - Icene. A segunda, às obras de Infraestrutura, Urbanização e Sistema Viária da Unidade Univerdecidade.

Histórico da Obra

Projetada para atender a demanda do Programa de Expansão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a Unidade dois da Univerdecidade foi edificada com recursos do Ministério da Educação previstos no Reuni - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, totalizando um investimento de mais de treze milhões de reais.

Com mais de 11 mil metros quadrados de área construída, a Unidade abriga, desde 2012, O ICTE e o Icene, com setor administrativo, salas para docentes, 29 salas de aula e 33 laboratórios. A Biblioteca Setorial funciona desde 2013 e o Restaurante Universitário foi implantado em maio deste ano, com 200 lugares e capacidade para servir 500 refeições por turno. A Unidade ainda conta com áreas de estacionamento com mais de 600 vagas.

As obras de Infraestrutura, Urbanização e Sistema Viário, concluídas recentemente, foram planejadas para a área de 500 mil metros quadrados: rede de água e esgoto, iluminação e telefonia, sistema de drenagem pluvial, segurança patrimonial e a pavimentação de mais de 69 mil metros quadrados, com recursos na ordem de mais de 11 milhões.

Desenvolvimento para a comunidade

O professor Virmondes foi o primeiro a fazer o pronunciamento na cerimônia. Ele destacou o histórico de persistência de todos na Instituição, que sempre se empenharam na tarefa de trabalhar pela educação brasileira, desde o início da FMTM até os dias atuais. Também ressaltou o papel da universidade pública de servir e se integrar à comunidade. Ao destacar as últimas obras realizada na Unidade. "A rede de telefonia e de eletricidade são subterrâneas. A Unidade irá oferecer uma ciclovia. Todo o trabalho de urbanização foi realizado para que a área também se torne um local para a comunidade. Para que as pessoas venham até aqui, com os familiares, passeiem, façam caminhadas. Aproveitem um espaço que não precisa ter muros, mas sim, servir a sociedade."

O secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller, elogiou as instalações e a área urbanizada da Unidade. Ele reafirmou a ideia do professor Virmondes de que se trata de um patrimônio para a educação nacional. "Venho como representante do Ministro da Educação, em reconhecimento ao trabalho da Instituição. Somos testemunhas deste avanço na história da Universidade, que já extrapola os limites de Uberaba. Os campi de Araxá e Iturama têm assegurados apoio para recursos materiais e humanos no Ministério".

A reitora nomeada disse que o momento é de coroação a um trabalho desenvolvido em muitos anos."Hoje podemos externar, apresentar os frutos da dedicação da Instituição à comunidade. Tudo realizado para contribuir com a educação pública brasileira, à formação de profissionais preparados para servir a sociedade e gerar conhecimento que proprociona melhora na qualidade de vida da população. Ao iniciar a nova gestão, pretendo dar continuidade aos trabalhos e enfrentar os desafios que virão. O avanço não pode ser interrompido, sempre tendo em vista o fortalecimento dos propósitos da UFTM", concluiu Ana Lúcia.

Fotos: L. Adolfo/UFTM

Fonte: Assessoria de Imprensa UFTM, com adaptação foto presença da CDL Uberaba