Por Lúcio Castellano

A dica para os comerciantes fazerem bons negócios no dia 12 de outubro é organizar com bastante antecedência, planejar ações e estratégias que levem em consideração o apelo do consumidor. A criatividade também é fundamental, além de investimentos em decorações temáticas que despertem atenção da garotada e, sobretudo, publicidade.

“Esperamos um crescimento de vendas de 1% a 2%, na comparação do Dia das Crianças de 2015 com 2014”, projeta o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, ao lamentar o momento gerado pelas crises econômica e política que o Brasil enfrenta.

Estima que o tíquete médio dos presentes gire em torno de R$ 60 a R$ 100. “Apesar de modesta nossa expectativa, a comemoração não passará em branco pelo consumidor, o que aumenta a perspectiva dos lojistas em conseguir manter os níveis de vendas, apesar do cenário, inclusive com foco para o período natalino”, diz.

Segundo ele, a data do Dia das Crianças é muito importante para o comercio lojista, para fechar o balanço do mês de outubro com faturamento positivo. O dirigente lojista cita que os segmentos de eletroeletrônico, brinquedos, calçados e de confecções são os mais beneficiados nesta comemoração.

Na história – A criação do Dia das Crianças é atribuída ao deputado federal Galdino do Valle Filho, que apresentou a proposta para a sua criação em 1920. A proposta foi aprovada pelos deputados e surgiu o Decreto de Lei nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia da Criança. No entanto, o dia ganhou maior popularidade em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson e criou a “Semana do Bebê Robusto” (como uma estratégia para aumentar as suas vendas), e a partir deste momento a data passou a ser comemorada, com a atribuição de presentes para crianças.

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