As pessoas mal humoradas costumam dizer quando ouvem um "Bom dia" :

- "Bom dia? Bom dia só se for para você porque para mim está tudo péssimo!"

Na última terça-feira, após ministrar uma palestra para os colaboradores de uma empresa comercial tive uns minutos conversando com um dos diretores. Ele me confidenciou que sua empresa está na contramão da maioria porque está, mês a mês, vendendo mais.

Naquela mesma manhã tive o prazer de tomar café com um dinâmico empresário de outro ramo. Este também me comentou que suas vendas estão maiores que no ano anterior. E ainda citou um vizinho que trabalha no ramo de bar noturno que está, de segunda a sexta-feira, de casa cheia.

O quê estas três empresas têm em comum?

O quê as faz surfar tranquilamente mesmo em época de crise?

A resposta não é outra:

Em todos os casos há muito sacrifício e as empresas estão estocadas, há determinação, alto astral e muito treinamento das equipes!

É fácil?

Seguramente não!

Mas é muito importante que cada um não se perca tampouco perca o foco porque todos os dias pessoas e mais pessoas estão ávidas para consumir e quando encontram empresas e vendedores motivados e competentes aí há negócio!

A receita não é nova. Mas é quase infalível.

A própria Bíblia já traz a dica: "Orai e vigiai."

Isto é: reze mas também faça a sua parte. Traga a sua equipe bem treinada e motivada. Tenha diferenciais, tenha estoque, facilidades de pagamento, publicidade, conveniência para o cliente e possua parceiros estratégicos entre outros.

Então? Vai continuar só reclamando?

Lembre-se: "enquanto uns choram outros vendem lenços."

Fulvio Ferreira – Conselheiro da CDL Uberaba

Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.

fulvioferreirapalestrante.blogspot.com