Dias atrás eu me hospedei num hotel tradicional numa cidade de mais de 80 mil habitantes.

A reserva já havia sido feita inclusive com todos os dados, isso facilitou o check in.

Após receber a chave do apartamento peguei uma sacola e, quando foi pegar a mala, um mensageiro do Hotel se ofereceu para levá-la. Consenti com um meneio de cabeça e agradeci.

O rapaz se dirigiu ao elevador, abriu a porta para eu entrar e fez o mesmo em seguida. Já no corredor de acesso ao quarto eu, que estava atrás dele, separei uma pequena quantia de dinheiro para recompensá-lo pelo trabalho.

Chegando no quarto ele abriu a porta, esperou que eu entrasse e em seguida entrou e colocou a mala sobre um móvel reservado para esta finalidade. Agradeceu e se retirou. Quando ele estava na porta do quarto eu o agradeci e estendi a mão lhe entregando o dinheiro. Ele agradeceu e disse:

"Não senhor, não há necessidade. Só a sua presença para nós já é muito importante!"

Insisti e ele pegou o dinheiro, agradeceu e se foi.

Fechei a porta e fiquei pensando na sua frase:

"Só a sua presença para nós já é importante!"

Imediatamente me veio à memória a postura de tantos e tantos comerciantes, me veio à mente o hábito de tantos vendedores que acham que o cliente tem obrigação de ir até eles, que o cliente tem o dever de comprar em suas empresas.

Ora, estamos em período de grande concorrência. O Mercado é livre e nesta selva só sobrevive os mais gentis e competentes. Uso aqui a frase erroneamente atribuída a Charles Darwin para definir o futuro das empresas:

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Isto é, aquele hotel pode não ser o melhor, o maior ou o mais novo, mas seguramente é uma empresa que valoriza o cliente e entende que ele, o cliente, é a parte mais importante neste contexto empresarial.

E você, qual tem sido a sua atitude diante deste cenário?

Qual é a postura das pessoas na sua empresa junto aos clientes?

Lembre-se: gente cuida de gente e pessoas querem atendimento carinhoso, gentil e personalizado onde cada um se sinta valorizado e exclusivo.

Este é o caminho mais curto para o sucesso nos negócios e para e perenidade!

Obrigado por ter lido, a sua atenção para comigo já é muito importante!

Fulvio Ferreira – presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

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