Sempre digo que numa empresa comercial todos  são vendedores.

Normalmente quando falamos "vendedor" logo pensamos numa loja e em alguém simpático mostrando as mercadorias. Hoje esta figura já é ultrapassada, precisamos de profissionais que sejam Consultores de vendas. Enquanto consumidores precisamos sim de uma pessoa que conheça tudo do mercado, da concorrência e especialmente da mercadoria. E que saiba nos ouvir para depois mostrar suas opções.

O consultor de venda é aquela pessoa que tem por objetivo servir antes de tudo. É a pessoa que está ali para resolver os problemas dos clientes. Vender é só uma consequência de um atendimento bem feito.

Mas de nada adianta o vendedor ser um consultor de vendas se no caixa estiver uma pessoa emburrada ou se o entregador for grosseiro. Em verdade, dentro da empresa todos, sim, todos os trabalhadores daquela firma precisam ter certeza de que eles são vendedores, de que eles devem estar prontos para servir.

Com esta consciência moderna e de vanguarda algumas empresas estão sobressaindo. Conto aqui a experiência que tive recentemente num supermercado. Fui aquela loja com uma pequena lista e procurei direto pelos produtos e pelas marcas previamente determinados. Até então ninguém havia me abordado hora alguma fosse por qualquer argumento. Mas para minha surpresa, para minha agradável surpresa eu fui recebido no Caixa por uma profissional simpática que me cumprimentou e já emendou a seguinte pergunta:

"O senhor encontrou tudo o que precisava?"

Até então a minha visita naquele supermercado havia sido normal, quase fria. Mas aquela moça mudou todo o padrão. Me fez sentir importante ao mostrar preocupação comigo.

E é isto que todo cliente quer, se sentir importante, se sentir prestigiado. É um grande diferencial que toda e qualquer empresa pode e deve ter.

E vale lembrar que o cliente quando recebe atenção volta e compra mais!

Fulvio Ferreira - Conselheiro da CDL Uberaba

Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.

fulviopalestrante@outlook.com

fulvioferreirapalestrante.blogspot.com