Por Lúcio Castellano
A chegada de dezembro traz expectativa “muito importante” para o comércio em geral, diz o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema, ao assinalar que o Natal é a data sazonal mais esperada pelos empresários do varejo em geral.

“Agora, com o início da liberação do 13º salário e a circulação do dinheiro, especialmente da primeira parcela, a partir dos primeiros dias do mês, reforçamos nossa sugestão para que os lojistas se prepararem, envelopando suas lojas com enfoque natalino. Além de estoque e promoção, sugerimos também investimento em mídia impressa e eletrônica, entre outras ações”, ressalta o dirigente lojista.
Crema cita, ainda, que a cidade estará iluminada e, a exemplo do ano passado, a iniciativa da Prefeitura Municipal deverá atrair consumidores da cidade e toda região aos corredores comerciais de Uberaba.
Iniciativas da CDL – A entidade inaugurou, agora no final de novembro, a decoração natalina de sua sede localizada na Rua Luiz Soares, 520, na Vila Olímpica. Trata-se de um esforço da CDL para manter o “espírito natalino” na cidade e que serve, também, como atração para consumidores e suas famílias. Diante da pandemia coronavírus, o acionamento da iluminação foi através de ação remota. Ainda durante o mês de novembro, a CDL elaborou e distribuiu cartaz alusivo ao Natal.

Pesquisa. O cenário de desemprego e de insegurança econômica trazida pela pandemia da Covid 19 deverá impactar nas compras de Natal deste ano. É o que mostra uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Offer Wise Pesquisas.
Crema lamenta que a crise sanitária afetou a situação financeira dos brasileiros. Com efeito, queda de 22% na intenção de compras em relação ao ano passado, gerada principalmente pelo desemprego. Apesar disso, 85% dos consumidores pretendem pagar à vista suas compras, enquanto o tíquete médio de R$ 200, em 2019, deve se situar em R$ 109, este ano. Projeta crescimento da ordem de 5% nas vendas natalinas. Alguns segmentos, certamente, podem registrar volume maior de comercialização.
Sobre a pesquisa nacional realizada pela CNDL nas capitais, ele acredita que possa refletir no interior. O líder lojista aponta como os presentes mais procurados para este Natal roupas, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos, entre outros.
Horário de Natal. Por fim, o horário ampliado de Natal para o atendimento do comércio de Uberaba no mês de dezembro já foi definido. Inicia no dia 14 e segue até o dia 24, conforme abaixo:
De 14 a 18, segunda a sexta, das 9h às 19h;
Dia 19, sábado, das 9h às 18h;
Dia 20, domingo, das 10h às 16h;
De 21 a 23, segunda a quarta, das 9h às 21h;
Dia 24, quinta, das 9h às 19h.