
Fúlvio Ferreira
O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, ao destacar a importância do dia 15 de março [Dia Mundial do Consumidor – comemorado nesta segunda-feira], disse que “o consumidor é o grande motivo, objetivo e a razão da existência do comércio”. Ainda na avaliação do dirigente lojista, como o público consumidor de Uberaba “é maduro, sabe o que quer e pesquisa bem antes de fechar uma compra, isso exige constante evolução dos segmentos comercial e da prestação de serviços”. Fúlvio observa, ainda, que o consumidor uberabense mantém uma relação além do comercial com as empresas com as quais negocia. “Há um grande nível de amizade e de carinho entre comprador e vendedor. Isso pode ser notado com facilidade”, diz. Para o presidente da CDL Uberaba, embora haja esse relacionamento altamente positivo, faz-se necessário que o comércio local busque sempre a excelência no atendimento. “Para atender a essa demanda, a CDL mantém o Ceteco (Centro de Educação Tecnológica do Comércio de Uberaba), que oferece cursos e treinamentos adequados a cada segmento de mercado”, enfatiza. A DATA DO CONSUMIDOR - O dia 15 de março é o Dia Mundial do Consumidor. Todo ser humano é um consumidor. As pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram apartamentos, móveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio. As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o comprador. É um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código do Consumidor. O Código, que entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo.