Por Lúcio Castellano

Na manhã deste sábado, os convencionais ficaram conectados nas palestras que trouxeram informações valiosas de liderança

Diretamente do SPC Brasil para os palcos da 24ª Convenção com as novidades em soluções e a história da evolução da empresa que trabalha pela busca da inovação no modelo de negócio para a sustentabilidade das CDLs, o Diretor Executivo, Roberto Alfeu, o superintendente, Nival Martins e o gerente de projetos, Magno Lima abriram a programação técnica deste sábado.

Na conexão da manhã de sábado (27), além da exposição dos mais diferenciados produtos oferecidos, foi apresentado o mapa estratégico do sistema CNDL, um planejamento de comunicação feito com a colaboração de presidentes das entidades com o objetivo de nortear a integração do Sistema. “Uma vez atingido os objetivos estratégicos deste planejamento de comunicação, conseguiremos chegar onde queremos”, contou Magno Lima, afirmando que uma rede forte e uma representatividade efetiva, resultados que deverão ser alcançados com o seguimento do mapa estratégico, irão gerar benefícios em cadeia para todo o Sistema.

O especialista em gerenciamento de pequenas e médias empresas, marketing e gestão de negócios, Flávio Tófani, o Tio Flávio, foi o responsável por uma experiência única no palco do Tauá. Através de sua palestra ele mostrou aos líderes, cedelistas e lojistas que oferecer uma boa experiência é essencial quando o assunto é se conectar com os clientes e, no caso das CDLs, os associados. “Você é o que as pessoas pensam que você é. Não basta que as CDLs sejam excelentes, elas têm que parecer excelente. As entidades devem criar um significado na cabeça das pessoas.”

Segundo ele, a experiência é fruto daquilo que fazemos no dia a dia. “Não adianta a CDL querer oferecer experiências para seus associados se a entidade não vive suas próprias experiências,” deu a dica. Tio Flávio deixou todos os convencionais presentes, literalmente, conectados e finalizou sua palestra com algumas valiosas dicas. “Acredite no que você faz; crie um ambiente agradável; surpreenda; na dúvida seja educado e use a criatividade.”

Depois dessa excelente conexão, um convidado muito especial fechou a programação técnica do sábado com plugue de ouro: o professor da USP e da Fundação Dom Cabral, nas áreas de liderança e gestão de pessoas, Eugênio Mussak, que nos deu a chance de refletir sobre as mudanças e a importância delas para uma boa gestão de pessoas. “Em tempos difíceis líderes são ainda mais importantes. Liderança nao é cargo, é comportamento. Posso aprender a ser um líder melhor”, exemplificou o professor.

Segundo Mussak, melhorar enquanto líder é prestar atenção ao tripé da liderança: competência, caráter e ambição. “Estamos atrás de líderes que inspiram capacidade, confiabilidade e confiança; líderes ambiciosos no sentido contrário de ganância, no sentido de ambição de ser, de aprender, de compartilhar, de transformar, de melhorar a empresa, ambição pela qualidade, pela excelência, pelo crescimento; ambicioso no sentido de olhar para frente e querer mais,” finalizou Mussak dizendo que o equilíbrio entre essas três qualidades é o que faz um líder. “Se faltar um dos três, não teremos líderes.”

Sobre o cenário econômico atual em que estamos inseridos, o professor ensina:“A crise pode ser desconfortável e desagradável, mas é ela que promove as transformações necessárias.”

Citando Mário Quintana para os representantes das CDLs mineiras presentes, Mussak fechou sua palestra. “Cuide de seu jardim que as borboletas virão.”

Ainda tem mais

A programação técnica chegou ao fim, mas o evento não acabou. Na parte da tarde terão oficinas voltadas para o atendimento individual dos convencionais com assessorias de comunicação, jurídica, comercial, contábil, financeira, do SPC Brasil e do Conselho Estadual do SPC de Minas Gerais.

Às 21 horas o palco do salão Real do Tauá irá se transformar em passarela, onde as nove belas representantes do comércio das cidades de Araguari, Betim, Espinosa, Itabira, Ituiutaba, Monte Carmelo, Montes Claros, Três Marias e Vespasiano disputarão o título de Miss Comerciária 2015.

Lembrando que o concurso também será transmitido ao vivo, com o apoio do Sebrae. Basta acessar o link https://goo.gl/j3fO2U, fazer sua pipoca para assistir no sofá de casa e torcer para sua candidata preferida.

...................

Fonte: Portal FCDL-MG

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.