Por Lúcio Castellano

Estimados amigos do Sistema CNDL,
Diante da crise causada pela pandemia da Covid-19, estamos trabalhando intensamente para ajustar o planejamento das nossas atividades em defesa do setor de comércio e serviços. Dentre diversas questões que devem ser administradas, uma das mais relevantes refere-se à realização da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, evento programado para ocorrer entre os dias 27 e 30/08/2020 na cidade de Campos do Jordão (SP). Todas as questões essenciais do evento estão definidas e contratadas, já foram vendidas 85% das vagas disponíveis, realizamos diversos pagamentos para reserva de local, hospedagem e palestrantes, ou seja, toda a parte operacional tem ocorrido dentro do planejado.
No entanto, considerando todas as questões relacionadas aos impactos da Covid-19 no Brasil, entendemos que a nossa Convenção Nacional não deve ser realizada na data prevista. Certamente as condições não serão adequadas, o momento econômico e social não será propício, nossas entidades passarão por um período de turbulência e nossos líderes estarão com o foco todo voltado à recuperação dos negócios.
Desta forma, a comissão organizadora (CNDL e FCDL-SP), em conjunto com a diretoria, definiu que a melhor solução é adiar para 2021 a realização do evento, mantendo o local e época do ano (em negociação e ajustes). Nos parece a decisão mais adequada, considerando que é um período que potencializa os atrativos da região, permite diluir o valor do investimento por parte das entidades, facilita a negociação com patrocinadores e nos dará tempo para analisar quais serão os principais temas a serem tratados com foco na recuperação do ambiente de negócios no país.
Compreendemos também as dificuldades financeiras que a pandemia da Covid-19 está causando, por isso nos comprometemos a flexibilizar as cobranças relacionadas às inscrições realizadas que possuem débitos pendentes: vamos suspender as cobranças e refinanciar os débitos entre janeiro a junho de 2021 (parcela mínima de R$ 50,00).
Pedimos a compreensão de todos para que possamos realizar em 2021 um evento ainda mais relevante para o varejo brasileiro.
Cordialmente,
José Cesar da Costa
Presidente da CNDL
Maurício Stainoff
Presidente FCDL-SP