Por Lúcio Castellano
Foram cerca de 100 atletas, 80 Kg de alimentos, trinta e um voluntários, três dias de competições desportivas, seminários de saúde física e mental, premiações (medalhas, troféus e brindes), vários órgãos envolvidos na logística do evento, estes e outros grandes números representam o que foi a 1ª Olimpíada Bombeiro Atleta. Este evento desportivo - organizado pelo 8º BBM - reuniu, pela primeira vez, atletas militares e civis competindo em várias modalidades desportivas, em prol da boa saúde física e mental.
A Olimpíada - uma extensão do Programa Bombeiro Atleta - teve início no dia 24 de Novembro com seminários voltados às práticas desportivas e à saúde física e mental, apresentados por profissionais reconhecidos na cidade, como a Prof. e educadora física Valéria S. Monteiro, dentre outros.
Já as competições propriamente ditas iniciaram-se na sexta-feira, com a Corrida Equipado com EPI e EPR, onde os militares – equipados com o material completo de combate à incêndio (Capa, Calça, Capacete, Luvas, Balaclava e Cilindro de Oxigênio) – testaram a resistência física correndo cerca de 1.500 metros em torno da pista do Centro de Treinamentos. No Torneio de Levantamento de Supino – a competição mais acirrada, diga-se de passagem – vários atletas competiram para ver quem conseguia levantar (em um único movimento) o maior peso na barra de supino, sendo que o campeão na categoria Absoluto superou todos os outros concorrentes erguendo 135 Kg. No sábado o Torneio de Natação reuniu os melhores nadadores do 8º BBM, - na piscina do CEMEA Abadia - para colocaram à prova a capacidade de nadadores que tanto lhes é exigida em salvamentos aquáticos a qual os Bombeiros são constantemente testados em situações de afogamentos, para competir em provas de 50 m Livre e Peito e 100 m Livre, tanto na categoria Feminino e Masculino.
E no domingo, fechando o ciclo de eventos, o correu a Corrida Rústica, onde cerca de 70 atletas enfrentaram a chuva, o frio e a preguiça típica de domingo, para competir na primeira corrida do 8º BBM que foi aberto ao público externo. Os vencedores da Corrida foram:
Classificação geral:
- Masculino:
- 1º - Hugo Patricio de França (Bombeiro)
- 2º - Thiago Alves Timoteo
- 3º - Eugênio José de Andrade
- Feminino:
- 1ª – Ana Cristina silva Gonçalves Pereira
- 2ª – Luciana Rodrigues de Oliveira
- 3ª – Solange Vieira Mendes
O evento foi um sucesso, sendo arrecadados cerca de 80 Kg de alimentos que foram destinados à ONG “Casa Lar Medalha Milagrosa’, uma instituição voltada para a proteção de menores em situação de risco.
A CDL Uberaba patrocinou a corrida doando pares de tênis para os campeões dos dois gêneros e a ACRU apoiou divulgando para os atletas civis nos pagina e grupos na rede social Facebook. A Fotoculos, do diretor da CDL Angelo Crema, também foi apoiadora.
José Adolfo Jr., presidente da Associação dos Corredores de Rua de Uberaba / Diretor da CDL Uberaba
Saiba mais: www.acru.com.br