Dinâmicas, informações e troca de experiências fizeram parte da programação técnica da manhã do primeiro dia do evento voltado para os presidentes das CDLs mineiras. O presidente da CDL Uberaba, Fulvio Ferreira, participou de painel de debate sobre desafios enfrentados pelo setor
A manhã de hoje foi inspiradora no Hotel Hilton, em Belo Horizonte. Depois da menção honrosa aos novos presidentes das CDLs [dentre eles, Fulvio Ferreira, de Uberaba] e da premiação do BDMG aos destaques no Plano de Incentivo e Metas, a programação técnica começou com motivação aos líderes das CDLs mineiras com o palestrante e especialista em vendas, William Caldas. "A sua equipe é o espelho da liderança que ela tem.”
Com bons exemplos e dinâmicas, William deu dicas para os presidentes das CDLs presentes não desistirem de alcançarem o sucesso na busca por uma liderança de atitude que motiva, inspira e direciona.
Além do poder de inspirar, motivar e conduzir, o líder de entidade de classe precisa conhecer o cenário no qual atua, bem como a realidade de seus associados. Afinal, eles enfrentam desafios tanto como presidente de CDL, quanto donos de seus negócios.
Moderado pelo consultor especialista em entidades empresariais, Gilmar Barboza, o painel sobre os principais desafios enfrentados pelas CDLs e pelo Movimento Lojista mineiro, aconteceu para direcioná-los nesse sentido. O painel contou com a participação do coordenador comercial da FCDL-MG, Tito Rodrigues, a gerente geral do Conselho Estadual do SPC, Adilsa Barbosa e os presidentes das CDLs Uberaba, Itabirito e Taiobeiras, Fúlvio Ferreira, Ana Carolina Tabari e Carlito Pereira.
Ana Carolina contou sobre os desafios de incentivar os consumidores a comprarem no comércio de Itabirito. Para tentar dribá-los, a CDL que dirige criou a campanha “Aqui eu moro, aqui eu compro”. “Deu super certo. Estamos com 255 associados e criando novas campanhas, como outlets e campanhas de Natal”, contou.
Carlito Pereira, mais conhecido como Carlito Arruda graças ao nome da sua empresa, é presidente da CDL Taiobeiras e falou das dificuldades da região do Norte de Minas, principalmente a distância dos grandes centros - que prejudica o escoamento de mercadorias, e também o clima predominantemente seco da região.
Carlito falou também das datas de pagamento de impostos que, muitas vezes, coincidem com o pagamento dos funcionários e empregados da empresa, o que causa um rombo muito grande no caixa de uma só vez.
A CDL Uberaba, com Fúlvio Ferreira na liderança, oferece a solução que o lojista precisa. “Enquanto entidades somos autoridades. Estejam sempre sensiveis para as inovações e para as necessidades dos associados”, deu a dica.
Adilsa Barbosa, gerente do Conselho Estadual do SPC, expôs as dificuldades das CDLs e deu as soluções que o SPC oferece para auxiliá-las. “
Gilmar finalizou o painel falando sobre a baixa inovação no varejo. “ Temos a mania de copiar. Fica o alerta”.
Parceria com o MP
A manhã acabou com uma novidade: a parceria da FCDL-MG com o Ministério Público de Minas Gerais. “A parceria é uma forma de pulverizar o Código de Defesa dos Consumidores entre os lojistas para conscientizá-los, através de cartilhas, palestras do PROCON entre outras ações em conjunto com a entidade e as CDLs”, contou o promotor de justiça Fernando Ferreiro Abreu, convidado especialmente para contar a notícia aos líderes cedelistas presentes.
O evento ainda não acabou. Tem mais palestras na parte da tarde e mais troca de informações amanhã, sábado, 16, último dia desta nova edição inspiradora.